Menu
Busca sexta, 22 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Esportes

MS registra primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas

O foco foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta segunda-feira (18)

18 setembro 2023 - 17h00Brenda Leitte

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou o primeiro foco de gripe aviária em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (18). De acordo com a nota do ministério, a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi encontrada em uma criação de aves domésticas de subsistência em Bonito, a 302 km de Campo Grande.

De acordo com o Mapa, as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região.

"Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco", frisou o Ministério.

Segundo ainda o Mapa, a ocorrência da gripe aviária em MS não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas, já que o vírus foi identificado em uma ave de substância. "O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros", complementou.

Conforme comunicado do Ministério, o caso registrado em MS é o terceiro, especificamente, em aves de subsistência detectado no Brasil.

Na última sexta-feira (15), o Brasil bateu o número de 100 focos confirmados. Hoje, os dados atualizados apontam 103 casos de gripe aviária no país.

"O Mapa segue alertando a população para que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe. Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), por não haver registro da doença na produção comercial", destacou o Ministério.

Aviso - O Mapa segue alerta a população para que não recolham as aves doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Parque das Nações Indígenas recebe dia de atividades físicas à comunidade surda
Esportes
Ferroviário é campeão da Série D do Brasileiro 2023
Esportes
Brasil vence Argentina na estreia do pré-olímpico de vôlei feminino
Esportes
Liga MS de Voleibol começa hoje em Aquidauana e Mundo Novo
Esportes
Após duas vitórias, Brasil lidera as Eliminatórias da Copa
Esportes
Após estrear com goleada, Brasil encara Peru pelas Eliminatórias da Copa
Esportes
Adriane nomeia novo diretor-presidente da Funesp
Esportes
Após terremoto, amistoso da seleção pré-olímpica de futebol em Marrocos é cancelado
Esportes
Corinthians vence o Brasileiro Feminino pela 5ª vez após vitória sobre o Ferroviária
Esportes
Antony é afastado do Manchester por agressão

Mais Lidas

Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
Homem morre na calçada após invadir casa pedindo socorro no Centro-Oeste
Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Política
Direita raiz pode ficar sem candidato na Capital