Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Que vença o melhor

França e Croácia se enfrentam hoje na final da Copa

15 julho 2018 - 07h28Da redação

Chegou o dia de saber quem será o campeão da Copa do Mundo 2018. De um lado a França, que se classificou após derrotar a Bélgica por 1 a 0, no estádio de São Petersburgo. E do outro a Croácia que derrotou a Inglaterra por 2 a 1 na última quarta-feira (11).

O fato de que a Croácia é uma seleção com ótimos jogadores já era conhecido desde antes da Copa do Mundo por quem acompanha futebol. Mas imaginar que a seleção estaria pela primeira vez na final do torneio era algo praticamente impossível. Como os croatas conseguiram esse feito?

A resposta pode ser resumida em duas palavras: talento e trabalho. Essa combinação levou a essa impressionante façanha do futebol. Um feito ainda maior se considerarmos a quantidade de habitantes do país: 4,2 milhões.

Com exceção do Uruguai (3,4 milhões), todos os países campeões da Copa têm mais de 40 milhões de habitantes. A Alemanha, ganhadora em 2014, tem 83 milhões.

Mais da metade dos jogadores da equipe croata nesta Copa esteve no torneio de 2014, no Brasil, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final. Há 13 jogadores que atuam há mais de quatro anos como base desse time. Com o novo treinador, Zlatko Dali?, o projeto do futebol croata foi construir uma equipe mais poderosa baseada na mesma coluna vertebral. E foi isso que eles fizeram.

A França, por sua vez, chama a atenção pelo talento de seus jogadores ofensivos, mas é na defesa que marcha um batalhão sólido o suficiente para colocá-la na final da Copa do Mundo.

Um somatório de conquistas mostra a importância do sistema defensivo francês na campanha que pode resultar em título hoje.  Em quatro dois seis jogos na Copa, a França não tomou gols – contra Peru, Dinamarca, Uruguai e Bélgica. Três gols de defensores, marcados nas fases eliminatórias, foram fundamentais para o time chegar à final: o lateral-direito Pavard contra a Argentina, o zagueiro Varane diante do Uruguai, o zagueiro Umtiti frente à Bélgica.

Alguns dos principais astros da Copa do Mundo sucumbiram à marcação francesa: Messi (Argentina), Suárez (Uruguai), Hazard e De Bruyne (Bélgica), Guerrero (Peru), Eriksen (Dinamarca).

A França só mostrou buracos contra a Argentina, na vitória por 4 a 3 – permitindo liberdade a Di María para chutar de longe e espaço para Mercado aproveitar passe de Messi. De resto, foi um time muito bem estabelecido atrás, capaz de amordaçar o Uruguai nas quartas de final e de só permitir três chutes da Bélgica, melhor ataque da Copa, no gol defendido por Lloris.

A estrutura defensiva francesa se baseia na solidariedade. Os três meias ajudam na marcação: Matuidi, Pogba e, acima de tudo, Kanté, um dos melhores jogadores da França na Copa do Mundo. E a eles juntam-se até figuras como Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, atacantes de contribuição defensiva constante.

Arbitragem

A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) definiu na tarde da última quinta-feira (12) o árbitro responsável para o jogo entre França x Croácia. A final do Mundial no domingo terá o comando do argentino Néstor Pitana, auxiliado pelos compatriotas Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.

Pitana é um velho conhecido das duas equipes. O argentino, que apitou quatro partidas nesta Copa do Mundo, esteve no comando do jogo entre Croácia x Dinamarca, pelas oitavas de final, e França x Uruguai, nas quartas.

Além dos duelos de mata-mata de franceses e croatas, Pitana foi o responsável por apitar a abertura da Copa do Mundo entre Rússia x Arábia Saudita. O argentino também participou do jogo México x Suécia, válido pela última rodada da fase de grupos.

O árbitro de vídeo da decisão ficará sob o comando do italiano Massimiliano Irrati.

 

 

 

 

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Ação promocional é para as provas de 2026
Esportes
Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026
Estádio Douradão
Esportes
Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026
Taça da Copa do Mundo
Esportes
Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta
Esportes
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta
Foto: Divulgação
Esportes
Final dos Campeões 2025 do Laço Comprido começa hoje com provas técnicas
Corrida do Bem em MS arrecada alimentos e brinquedos para famílias vulneráveis
Esportes
Corrida do Bem em MS arrecada alimentos e brinquedos para famílias vulneráveis
Foto: Edson Ribeiro
Esportes
Campo Grande conquista título da 1ª Copa Feminina Society da Assomasul
Danilo e Felipe Anderson se estranham em Flamengo x Palmeiras, pelo Brasileirão
Esportes
Libertadores: Flamengo vence por 1x0 após jogo acirrado em Lima

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica