Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Esportes

Que vença o melhor

França e Croácia se enfrentam hoje na final da Copa

15 julho 2018 - 07h28Da redação

Chegou o dia de saber quem será o campeão da Copa do Mundo 2018. De um lado a França, que se classificou após derrotar a Bélgica por 1 a 0, no estádio de São Petersburgo. E do outro a Croácia que derrotou a Inglaterra por 2 a 1 na última quarta-feira (11).

O fato de que a Croácia é uma seleção com ótimos jogadores já era conhecido desde antes da Copa do Mundo por quem acompanha futebol. Mas imaginar que a seleção estaria pela primeira vez na final do torneio era algo praticamente impossível. Como os croatas conseguiram esse feito?

A resposta pode ser resumida em duas palavras: talento e trabalho. Essa combinação levou a essa impressionante façanha do futebol. Um feito ainda maior se considerarmos a quantidade de habitantes do país: 4,2 milhões.

Com exceção do Uruguai (3,4 milhões), todos os países campeões da Copa têm mais de 40 milhões de habitantes. A Alemanha, ganhadora em 2014, tem 83 milhões.

Mais da metade dos jogadores da equipe croata nesta Copa esteve no torneio de 2014, no Brasil, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final. Há 13 jogadores que atuam há mais de quatro anos como base desse time. Com o novo treinador, Zlatko Dali?, o projeto do futebol croata foi construir uma equipe mais poderosa baseada na mesma coluna vertebral. E foi isso que eles fizeram.

A França, por sua vez, chama a atenção pelo talento de seus jogadores ofensivos, mas é na defesa que marcha um batalhão sólido o suficiente para colocá-la na final da Copa do Mundo.

Um somatório de conquistas mostra a importância do sistema defensivo francês na campanha que pode resultar em título hoje.  Em quatro dois seis jogos na Copa, a França não tomou gols – contra Peru, Dinamarca, Uruguai e Bélgica. Três gols de defensores, marcados nas fases eliminatórias, foram fundamentais para o time chegar à final: o lateral-direito Pavard contra a Argentina, o zagueiro Varane diante do Uruguai, o zagueiro Umtiti frente à Bélgica.

Alguns dos principais astros da Copa do Mundo sucumbiram à marcação francesa: Messi (Argentina), Suárez (Uruguai), Hazard e De Bruyne (Bélgica), Guerrero (Peru), Eriksen (Dinamarca).

A França só mostrou buracos contra a Argentina, na vitória por 4 a 3 – permitindo liberdade a Di María para chutar de longe e espaço para Mercado aproveitar passe de Messi. De resto, foi um time muito bem estabelecido atrás, capaz de amordaçar o Uruguai nas quartas de final e de só permitir três chutes da Bélgica, melhor ataque da Copa, no gol defendido por Lloris.

A estrutura defensiva francesa se baseia na solidariedade. Os três meias ajudam na marcação: Matuidi, Pogba e, acima de tudo, Kanté, um dos melhores jogadores da França na Copa do Mundo. E a eles juntam-se até figuras como Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, atacantes de contribuição defensiva constante.

Arbitragem

A Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) definiu na tarde da última quinta-feira (12) o árbitro responsável para o jogo entre França x Croácia. A final do Mundial no domingo terá o comando do argentino Néstor Pitana, auxiliado pelos compatriotas Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.

Pitana é um velho conhecido das duas equipes. O argentino, que apitou quatro partidas nesta Copa do Mundo, esteve no comando do jogo entre Croácia x Dinamarca, pelas oitavas de final, e França x Uruguai, nas quartas.

Além dos duelos de mata-mata de franceses e croatas, Pitana foi o responsável por apitar a abertura da Copa do Mundo entre Rússia x Arábia Saudita. O argentino também participou do jogo México x Suécia, válido pela última rodada da fase de grupos.

O árbitro de vídeo da decisão ficará sob o comando do italiano Massimiliano Irrati.

 

 

 

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Taça da Liga dos Campeões
Esportes
Real e PSG duelam com 'velhos conhecidos' nos playoffs da Champions League
Edital do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026 é publicado pela Fundesporte
Esportes
Edital do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026 é publicado pela Fundesporte
Mano Menezes comandou o Grêmio pela segunda vez na carreira
Esportes
Peru aposta em Mano Menezes para iniciar reconstrução da seleção
Gabi Zanotti fez o gol da vitória
Esportes
Com gol de Gabi Zanotti, Corinthians vai à final da Copa das Campeãs
Eduardo Cruz é um destaques da arbitragem sul-mato-grossense
Esportes
Assistente de MS é selecionado para integrar quadro profissional de arbitragem da CBF
Árbitros serão profissionalizados pela CBF
Esportes
CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol
Campeonato acontece em abril na capital
Esportes
Campo Grande será palco de Torneio Centro-Oeste de Futebol de Mesa em abril
Equipes lutam pelo título da Copa do Brasil
Esportes
Times de MS conhecem adversários na primeira fase da Copa do Brasil
Vitor Gabriel é bicampeão brasileiro sub-8
Esportes
Top 2 do mundo, garoto de 7 anos desafia 15 enxadristas em Campo Grande
A participação é aberta às Escolas Públicas e Privadas
Educação
Levando educação no trânsito às escolas, Detranzinho abre inscrições na Capital

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste