Conhecida como a prova mais difícil do mundo, a Maratona das Areias (Marathon des Sables) teve um marco histórico em 2025: pela primeira vez, uma mulher brasileira cruzou a linha de chegada.
A protagonista deste feito é Josy Madruga, ultramaratonista de 47 anos, natural de Mato Grosso do Sul, que completou os 250 km da competição em seis etapas sob condições extremas no Deserto do Saara.
A prova, realizada em regime de autossuficiência, exige que cada competidor carregue todos os seus mantimentos durante os dias de corrida. Sob o sol escaldante, que chega a ultrapassar 50°C, e as noites geladas do deserto, os atletas enfrentam não apenas os desafios físicos, mas também psicológicos.
Josy carregava mais de 10 kg nas costas — mas, segundo ela, o peso maior estava na mente. "Você fica muito tempo sozinha. Só que eu acredito que, para estar ali, tem que estar 100% bem mentalmente. Pelo menos 80% dessa corrida é preparo mental, e o restante é físico", relatou.
Durante a travessia, Josy enfrentou tempestades de areia, noites completamente escuras e o medo da solidão. Ainda assim, encontrou força interior para seguir adiante. “Ali você se conecta com você e vai. É lindo”, descreveu, emocionada.
Ao cruzar a linha de chegada, a emoção tomou conta. Entre lágrimas, Josy resumiu o que sentia: "Estou viva. Tô viva e posso fazer o que eu quero. Tô respirando, tô andando, tô correndo. Eu acreditei em mim mesma. Viver, esse é o poder."
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande recebe etapa do Circuito Sesc de Corridas em agosto; saiba como se inscrever

Djokovic bate 11° do mundo e avança às quartas de Wimbledon

Série B do Estadual de MS começa no dia 30 de agosto, anuncia FFMS

Brasil garante quatro ouros em etapa cazaque da Copa do Mundo de boxe

Jogador do Liverpool falta funeral de Diogo Jota para ir em festa

Franck Caldeira quebra recorde e vence a 4ª Maratona de Campo Grande; confira o resultado

Norris vence GP da Inglaterra e Hulkenberg conquista primeiro pódio da carreira

Duplas de Bia Haddad e Luísa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

PSG se vinga do Bayern e avança às semifinais da Copa do Mundo de Clubes
