Menu
Menu
Busca quarta, 23 de abril de 2025
Esportes

Torcedores da Lusa planejam enxurrada de 600 ações contra queda no tapetão

06 janeiro 2014 - 10h33Via Uol
Um grupo de torcedores da Portuguesa planeja entrar com 600 ações individuais na Justiça, a partir desta segunda-feira (06), contra o rebaixamento da equipe. O clube paulista caiu para a segunda divisão após julgamento do STJD que tirou quatro pontos pela escalação de um jogador irregular. A decisão favoreceu o Fluminense, que conseguiu escapar do descenso.

O movimento batizado "Todos Vamos à Luta" pretende dar assistência jurídica para os torcedores que queiram contestar a decisão do tribunal desportivo. A Portuguesa foi punida inicialmente pela comissão disciplinar do STJD. No dia 27 de dezembro, o pleno do órgão ratificou a condenação.

"Nossa contestação se baseia no Estatuto do Torcedor e é inspirada na ação dos corintianos que conseguiram entrar no Pacaembu apesar da decisão da Conmebol (Corintianos conseguiram com liminares derrubar o veto à entrada de torcedores no estádio, por punição da Conmebol, em fevereiro de 2013). Juntamos passagens de avião, ingressos e outros gastos dos torcedores. Vamos mostrar que torcedores foram lesados, já que gastaram dinheiro para ver os jogos o resultado de campo não foi respeitado", afirma Daniel Freitas, porta-voz do "Todos Vamos à Luta", que diz que o movimento não tem relação com a diretoria do clube.  

Antes de tentar reverter a punição na Justiça Comum, a Portuguesa tem ainda a possibilidade de recursos na esfera esportiva, como à Fifa e ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).

A Portuguesa ainda não definiu quais serão seus próximos passos. Antes disso, a diretoria aguarda uma investigação do Ministério Público de São Paulo. O primeiro promotor da Promotoria do Consumidor do MP-SP, Roberto Senise Lisboa, iniciou em dezembro do ano passado uma análise sobre o caso da Portuguesa. A investigação foi interrompida por causa do recesso judiciário, mas será retomada no início da próxima semana. A expectativa inicial é que ele emita um parecer no dia 8 de janeiro (quarta-feira).

Só depois disso é que a Portuguesa vai definir a estratégia após a condenação no STJD. A defesa da equipe rubro-verde pode apostar em uma ação civil pública no MP-SP ou recorrer ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).

"Sinceramente, nossa visão é de que se deixarmos para a diretoria do clube, nada será feito", afirma Freitas.

O movimento criou um grupo de advogados que auxiliaram os torcedores nas peças jurídicas. Os descontentes, porém, foram orientados a fazer alterações pontuais nas peças.

Na última quinta-feira, o advogado Delmiro Aparecido Gouveia, de Mogi das Cruzes (SP), entrou com uma ação, no Juizado Especial da cidade, contra a CBF e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Torcedor do Santos e do União Mogi e 'simpatizante da Portuguesa', como ele mesmo se intitula, ele contesta a punição dada ao clube, que perdeu quatro pontos e acabou rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa foi foi punida pela escalação irregular do meio-campista Heverton em um empate com o Grêmio, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador entrou no segundo tempo.

Heverton havia sido expulso contra o Bahia e cumprido suspensão automática contra a Ponte Preta, mas foi julgado pelo STJD na sexta-feira que precedeu o confronto com o Grêmio e pegou dois jogos.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campeonato Brasileiro de Futsal
Esportes
Único representante de MS, Juventude AG estreia dia 8 de maio no Brasileiro de Futsal
Aparecida Cesca
Esportes
JD1TV: Aos 70 anos, atleta de MS conquista pódios e coleciona troféus
Seleção de MS ficou em quarto lugar no geral
Esportes
Seleção feminina de MS não consegue vaga para elite do vôlei
Técnico Tite
Educação
Tite encerra conversas com Corinthians e anuncia pausa na carreira
Rebeca e o prêmio do esporte
Esportes
Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte
Trabalho mais recente de Mano Menezes foi no Fluminense
Esportes
Mano Menezes está de volta ao Grêmio
Time do São Paulo na partida contra o Santos
Esportes
São Paulo rescinde contrato de R$ 45 milhões com a Viva Sorte
Ayrton Senna venceu sua primeira corrida no GP de Portugal de 1985
Esportes
Há 40 anos, Ayrton Senna vencia sua primeira corrida na F1 e se tornava "Rei da Chuva"
Técnico Tite
Esportes
Corinthians avança em negociações com Tite
João Fonseca faz análise da sua temporada
Esportes
João Fonseca estreia contra qualifier no Madrid Open 2025

Mais Lidas

Local onde corpo foi achado e recolhido
Interior
JD1TV: Onça atacou policiais momentos antes de acharem corpo de caseiro no Pantanal
Caseiro morreu no ataque
Interior
JD1TV: Caseiro morre após ser atacado por onça no Rio Aquidauana
Corpo do caseiro foi localizado
Polícia
Corpo de caseiro atacado por onça é localizado na região de Touro Morto, em MS
Onça já fez aparições no pesqueiro antes do ataque
Interior
JD1TV: Vídeos mostram onça 'rondando' pesqueiro de caseiro no Pantanal