Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Esportes

Turistas trarão de casa a própria polícia para passear pelo Brasil na Copa

09 abril 2014 - 12h08Via Uol
Dr Canela
Grandes grupos de torcedores estrangeiros que vierem ao Brasil assistir de perto à Copa do Mundo a partir de junho serão acompanhados pela polícia de seu próprio país durante a estadia em território nacional. Toda cidade-sede do Mundial onde houver grande concentração de torcedores de um determinado país terá um destacamento de policiais da mesma nacionalidade, para acompanhar de perto o grupo e servir de intermediário com a polícia brasileira no caso de alguma ocorrência ou problema envolvendo estes turistas.

O mesmo valerá para as cidades que, apesar de não serem sedes da Copa, possuem CTs (Centros de Treinamento) da Fifa e servirão de base para as seleções estrangeiras. De acordo com portaria do Ministério da Justiça publicada na semana passada no Diário Oficial da União, fica regulamentada a estrutura do Sistema Integrado de Comando e Controle para a Copa, e nela a presença das forças de segurança estrangeiras.

De acordo com a portaria do governo, os policiais estrangeiros nas ruas irão trabalhar identificados como tais e terão uma autorização específica da PF para isso. Apesar disso, questionado pela reportagem, o Ministério da Justiça afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que os policiais estrangeiros não terão poder de polícia no Brasil e nem poderão andar armados.

A estrutura centralizará em uma "sala de crise" informações, imagens e representantes das diversas esferas governamentais envolvidas na segurança da Copa - Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Forças Armadas, Defesa Civil e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), por exemplo - para acompanhamento da movimentação dos torcedores nas cidades durante a competição da Fifa e agilizar uma eventual tomada de decisões em caso de emergência. Haverá um centro de controle desses em cada uma das 12 cidades-sede, além de um centro nacional localizado em Brasília.

Dentro disso, foi criado o Centro de Cooperação Policial Internacional. Nele, uma equipe sediada em Brasília será responsável por dar apoio às equipes de polícia estrangeira espalhadas pelo país. A integração e comunicação com a Interpol e banco de dados de passaportes da Polícia Federal também estão previstos nesta operação, assim como canais diretos abertos com departamentos de polícia dos países que têm seleções participando da Copa.

Cada país participante da Copa recebeu o convite para enviar sete policiais para ajudar no Mundial. Assim, devem trabalhar no evento 224 policiais estrangeiros. "Eles atuarão como representantes do seu país no Centro, em Brasília e também acompanharão a partida dos seus países de dentro do estádio, auxiliando a interlocução dos órgãos de segurança pública e as torcidas", diz a nota do Ministério da Justiça enviada ao Uol Esporte. O custo da operação é bancado pelo governo.

Barras Bravas
Qualquer ocorrência envolvendo torcedores estrangeiros deverá ser comunicada aos policiais de seu país na cidade em que estiverem e enviada para o centro de cooperação policial internacional, que cuidará do caso. O Ministério da Justiça não informou se o procedimento jurídico envolvendo torcedores estrangeiros será diferente em relação ao adotado com os cidadãos brasileiros.

Uma das maiores preocupações das forças de segurança nacionais neste quesito é em relação aos chamados "barras-bravas", torcedores argentinos conhecidos por ações violentas e brigas com outras torcidas. No dia 12 de março o jornal argentino La Nacion publicou que o governo brasileiro havia pedido informações ao governo da Argentina sobre estes torcedores. É esperada uma grande aglomeração deles em Porto Alegre, cidade relativamente próxima à fronteira argentina.

O Brasil teria pedido uma lista de "barras bravas" com pendências judiciais ou proibidos de entrar nos estádios do país vizinho. Eles já provocaram incidentes na última Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, quando foi registrada a morte de um torcedor argentino e a deportação de outros 29. Uma operação conjunta entre os dois países nas fronteiras também está prevista para impedir a entrada ilegal de possíveis arruaceiros.

Está prevista a checagem e compartilhamento das listas de passageiros de voos vindos de países com risco de mandarem para cá torcedores violentos, como os "hooligans" ingleses. Estes "grupos de risco" devem receber atenção redobrada, tanto das polícias estrangeiras em atuação no país como das brasileiras.

Reportar Erro
Dr Canela
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim são eleitos os Melhores Atletas do Ano
Esportes
Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada
João levará o nome de MS para competição
Esportes
Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina
A Copa do Brasil de 2026 terá início na semana do dia 18 de fevereiro
Esportes
Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
Brasileiro foi eliminado
Esportes
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Foto: Arquivo Fifa
Esportes
Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026
Arrascaeta fez dois gols
Esportes
Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental
Tenista se manifestou contratria ao jogos entre atletas e atletas trans
Esportes
Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans
FC Pantanal conquistou o título da temporada
Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino
Operário conquistou mais um título na temporada
Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande