Em mais uma medida a fim de coibir o uso de substâncias ilegais entre seus atletas, a organização do UFC informou que está retirando os lutadores suspensos por doping de seu ranking oficial. A medida, no entanto, é válida apenas para atletas cujas suspensões sejam por tempo igual ou superior a nove meses.
O ranking do UFC é composto pela média dos votos de um painel de jornalistas internacionais credenciados, mas é preciso que os lutadores listados cumpram alguns pré-requisitos de elegibilidade. A partir de agora, entre os critérios a serem cumpridos estará a ausência de qualquer tipo de sanção esportiva ligada a casos de doping. Assim, os nomes destes atletas não estarão disponíveis para inclusão nas relações.
Com a nova política, dois nomes foram imediatamente removidos dos rankings: o do cubano Hector Lombard e do russo Ali Bagautinov. Já o brasileiro Anderson Silva, que também foi flagrado recentemente pelo uso de esteroides anabolizantes e ansiolíticos antes e depois do UFC 183, segue nas listagens pois foi suspenso provisoriamente e ainda aguarda o resultado final de seu julgamento, adiado para maio. O mesmo caso se aplica ao adversário do Spider, Nick Diaz, que testou positivo para maconha pela terceira vez em sua carreira.
Além do status atribuído e da classificação aproximada da corrida pelos cinturões em cada uma das corridas do Ultimate, o ranking oficial da organização passa a ter outro papel fundamental a partir de julho, quando entre em vigor o contrato de exclusividade com a Reebok. No novo modelo, os atletas vão receber seus direitos de imagem, parcelas do montante total do acordo com a marca de material esportivo, baseados em seu posicionamento no ranking. Ou seja, estar fora da listagem pode representar a perda bastante dinheiro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada

Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina

Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026

Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals

Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026

Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental

Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans

Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17


H. Lombard (esq.) e A. Bagautinov (dir.) foram os primeiros nomes cortados por doping. (Foto: Produção Super Lutas/Josh Hedges/UFC) 



