A carreta do Hospital de Amor de Campo Grande, filial do Hospital de Barretos, estacionou na última sexta-feira (29), no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ) e para realizar exames de prevenção ao câncer.
Os agentes de saúde fizeram exame de colo do útero e de mama das detentas, realizando 40 preventivos, em mulheres entre 25 e 65 anos, e 48 mamografias, entre as internas de 40 a 69 anos.
Além do estabelecimento penal, presos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) passaram por coleta de sangue para o exame PSA, câncer de próstata.
Esthefani Uchôa, enfermeira técnica responsável, afirmou que os equipamentos são de última geração, inclusive a coleta do preventivo é feita com luz de LED, que detecta até o vírus HPV, o qual pode ocasionar câncer no colo do útero. A carreta possui o mamógrafo avançado, que emite todos os resultados digitais e os resultados sairão em até 60 dias.
O objetivo da ação é a conscientização da importância do diagnóstico precoce e a prevenção dos diversos tipos de câncer, e só foi possível com a parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado







Resultados serão entregues aos detentos e caso tenha alguma alteração, serão encaminhados as especialidades médicas necessárias (Reprodução/Assessoria)




