O governador Reinaldo Azambuja anunciou nesta segunda-feira (27) que a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, terá a atriz e modelo Luiza Brunet como madrinha. A campanha foi lançada nesta manhã, no auditório da governadoria, em Campo Grande.
A lei estadual nº 5.202, de 30 de maio de 2018, de iniciativa do Governo do Estado, instituiu o dia 1º de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, com objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.
Na semana de 1º a 7 de junho serão realizadas várias ações como palestras, panfletagens, eventos e debates para discutir o feminicídio como a maior violação dos direitos humanos contra as mulheres. No dia 1º de junho, às 8h, haverá uma caminhada que contará com a participação da madrinha Luiza Brunet, com concentração na frente da governadoria, no Parque dos Poderes.
Para o governador, a vinda de Luiza Brunet, atriz e modelo sul-mato-grossense reconhecida internacionalmente, “dá à nossa campanha uma visibilidade muito maior”. “Representando todas as mulheres que, infelizmente, são vítimas de violência doméstica, lembrando que não existe classe social, idade, raça ou nível educacional para a vítima. Ela própria foi vítima de violência e não se calou, não se envergonhou, ao contrário, tem se destacado como ativista pela defesa dos direitos das mulheres. E nós reafirmamos a necessidade de falarmos sobre combate à violência de gênero nessa e em outras campanhas, a exemplo do programa "Maria da Penha vai à Escola", para que tenhamos mudanças comportamentais na sociedade: que tenhamos homens que não sejam agressores e mulheres que não sejam vítimas. O Governo do Estado não mede esforços no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
A meta da campanha é que a divulgação se multiplique e que as pessoas abracem a causa, levando informação a todos os cantos do estado, desconstruindo assim a cultura machista e patriarcal existente em nossa sociedade.
Dia 1º de junho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio
A data rememora a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida por estrangulamento no dia 1º de junho de 2015 e registrada como primeiro feminicídio do estado. Isis tinha 21 anos e havia se mudado do interior para Campo Grande para fugir do ex-companheiro, que inclusive tinha sido denunciado e preso por violência doméstica pelos crimes de estupro e cárcere privado no ano de 2014. O assassino foi preso e condenado a 26 anos de prisão em regime fechado. A vítima deixou duas filhas pequenas, que estão sendo criadas pela avó materna.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


A campanha foi lançada nesta manhã pelo governador Reinaldo Azambuja e a primeira-dama, Fátima Azambuja (Edemir Rodrigues)



