Neste dia 18 de novembro, a Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (CEASA/MS) completa 46 anos e chega a quase cinco décadas com resultados expressivos tendo Mato Grosso do Sul como segundo maior fornecedor de frutas, verduras, ovos e legumes com 25 mil toneladas no período, um crescimento de 19,29% frente a 2024.
O estado fica atrás apenas de São Paulo, responsável por 44,4 mil toneladas enviadas ao Ceasa. De janeiro a setembro de 2025, a CEASA/MS comercializou 176,5 mil toneladas de produtos, um aumento de 8,93% em relação ao mesmo período de 2024.
Entre os municípios que mais contribuíram com mercadorias de origem 100% sul-mato-grossense estão Terenos (6,8 mil toneladas), Sidrolândia (5,8 mil toneladas) e Campo Grande (2,5 mil toneladas). A mandioca segue como o produto regional mais comercializado, com 4,3 mil toneladas, seguida da laranja (4,2 mil toneladas) e do ovo (3,6 mil toneladas).
A CEASA/MS também recebe itens vindos do exterior e registrou 1,2 mil toneladas de hortifrutigranjeiros importados, entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 92,83% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Argentina lidera o envio de mercadorias, com 624,4 toneladas de alho, cebola, maçã e pera. Na sequência aparece o Chile, responsável por 240,6 toneladas de cereja, kiwi e maçã, seguido pelo Uruguai, com 93,8 toneladas de frutas como pera e tangerina.
Para o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, os 46 anos da instituição simbolizam um compromisso contínuo com o desenvolvimento do estado. “Chegar a este marco com tantos resultados positivos reforça nossa responsabilidade de inovar, modernizar e ampliar oportunidades para toda a cadeia produtiva. Nosso objetivo é seguir sendo referência em abastecimento e impacto social para Mato Grosso do Sul.” afirma Mamédio.
Além dos resultados, a Ceasa planeja melhorias. Nos próximos meses, a instituição vai substituir a energia elétrica por energia solar nos pavilhões da sede administrativa, na Central de Gestão de Resíduos (CGR) e no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF). Também está em fase de licitação a contratação de empresa para a reestruturação funcional de 5.020,26 m² de pavimento e drenagem superficial na pista de rolamento. Paralelamente, a CEASA/MS negocia com a concessionária de saneamento a modernização do sistema de abastecimento de água das Centrais. Outro avanço em destaque é o MS Nutri, projeto de combate ao desperdício de alimentos, que conta com apoio de parceiros estratégicos e tem potencial para beneficiar centenas de famílias em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Foto: Divulgação/Ceasa/MS 



