Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Geral

Dicas de como se divertir sem gastar muito no feriadão

A Capital dispõe de varias opções de lazer que não custam nada

02 novembro 2017 - 09h13Da redação com Assessoria

Já pensou em aproveitar o ferido gastando pouco? Tem muita coisa para fazer por um precinho camarada e até mesmo no melhor estilo “0800”, ou seja, totalmente gratuita. Listamos algumas atividades para todos os gostos e o melhor, também fazem bem para o bolso. Tudo para ajudar você que não tem planos para viajar e não sabe como aproveitar o tempo livre em sua cidade ou no destino escolhido gastando pouco. Confira algumas opções baratas para você se programar:

Parques e Praças

Toda cidade tem um belo parque ou praça e essa pode ser uma boa pedida para o final da tarde. A programação pode ser variada: praticar exercícios, andar de bicicleta ou patins, apreciar a paisagem ou ainda melhor, reunir os amigos para um piquenique com muitas delícias. Não esqueça de levar um saquinho para recolher o lixo e manter o local limpo para os próximos encontros.

Localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas é um dos principais pontos de encontro de famílias e praticantes de esportes, como corridas, caminhadas e a nova modalidade muito praticada pelo Brasil afora, o Stand Up Paddle (SUP). Ou até aquela pedalada, andar de skate ou um joguinho de futebol ou vôlei com a galera. Além de proporcionar uma das paisagens mais belas da cidade, o local preserva ao mesmo tempo o verde e o colorido dos ipês floridos, além de diferentes espécies de animais como capivaras, quatis e inúmeras aves como a coruja, quero-quero, araras, entre outras. Um lugar perfeito para aquele piquenique com as crianças.

Uma ótima pedida é o passeio no Parque dos Poderes. Nos finais de semana e feriados, uma das vias das avenidas do Poeta Manoel de Barros e Desembargador José Nunes da Cunha, é fechada das 7h às 19h para a prática de atividades físicas e lazer. O objetivo é fazer do Parque dos Poderes um ponto de encontro e de concentração da população para estimular atividades ao ar livre. O trecho interditado no Parque dos Poderes se estende da rotatória da Avenida Mato Grosso (após a Avenida Hiroshima) até a Afonso Pena (em frente ao Corpo de Bombeiros).

Há ainda o Horto Florestal, na capital, que conta com teatro de arena, playground, concha de bocha, biblioteca pública e um centro de convivência para idosos. Ótimo lugar para quem gosta de fazer caminhada ou aquela corridinha. Eventos também são realizados no local. Quer levar as crianças em um lugar tranquilo e seguro, então não perca tempo e leve a garotada para se divertir.

Parque Itanhangá é um dos parques urbanos mais charmosos do Brasil. Incrustado dentro de um bairro nobre, consegue ser aconchegante pelo tamanho reduzido e conta com parquinho para as crianças, animais do cerrado, lago e locais para caminhadas e descanso.

Praça das Araras é uma das mais procuradas pelos campo-grandenses. Em 1996 a praça foi totalmente remodelada, ganhando espelho d’água, quadra polivalente, parque infantil e o monumento das araras. O artista plástico Cleir idealizou o monumento, buscando despertar a população para a informação da preservação da arara azul, ave em extinção considerada a maior e mais bela arara do mundo.

Praça Memorial do Papa, no bairro Vila Sobrinho em Campo Grande é um ótimo lugar para quem gosta de fazer atividades físicas, andar de bicicleta, skate, caminhar, correr e brincar com as crianças. Com espaço generoso dá até para soltar pipa e jogar bola, um local ideal para o lazer em família.

Feiras

As feiras também são lugares onde é possível gastar pouco. Muitas delas estão próximas à parques então, aproveite o passeio. 

Feira Central conhecida como “feirona“, em Campo Grande, além dos saborosos pratos produzidos à base do peixe, também tem o tradicional sobá e outras delícias típicas que os turistas e visitantes podem saborear.

Às quintas-feiras, a Orla Morena hospeda a feira livre, com deliciosos quitutes como pastéis, churros, sobá, acarajés, entre outros. O local é um espaço de cultura, esporte e entretenimento. São mais de 2,5 quilômetros com pista para caminhada, skate, quadras de esportes, feira e ciclovia. Lugar ideal para a socialização dos moradores e visitantes. É palco de apresentações culturais e aulas de dança, aberto para quem quiser assistir ou participar.

Cachoeiras

O contato com a água relaxa e os passeios em cachoeiras são uma ótima pedida para os dias quentes. Mas é preciso tomar cuidado, no verão o aumento de chuvas faz com que o volume de água dos rios fique mais alto e a correnteza mais forte. Informe-se antes se a visita é permitida, se a entrada é gratuita ou qual o valor cobrado e também se é necessário guia para visitar o local.

Mercados

Visitar o mercado local de frutas e verduras com tempo é uma delícia. Dá para conhecer as novidades, ouvir histórias dos feirantes, comer pastel e provar frutas diferentes.

No Mercado Municipal de Campo Grande há diversos sabores da nossa terra, onde é possível encontrar uma grande variedade em pescados, temperos, para a Semana Santa, bem como pastéis fritos na hora com sabores exóticos como de jacaré, pacu, carne seca, linguiça, frango com pequi, mais de 50 sabores com preço super acessível.

Ali você também encontra artesanato, grãos, frutas, farinhas, verduras e legumes fresquinhos, doces caseiros de vários sabores, uma grande variedade de produtos naturais, condimentos e ainda faz um passeio pela história e cultura da Capital Morena. O Mercadão fica aberto das 6h30 às 18h nos dias de semana. Acesse a página do Mercadão no Facebook para mais informações. E na sua cidade tem um mercado? Que tal visitá-lo?

Centros Culturais

Aproveitar o tempo livre para ver de perto uma exposição daquele artista novo, de um pintor ou escultor que você só conhece dos livros também é uma excelente programação. Perto de você deve ter algum centro cultural ou museu com entrada gratuita, que tal aproveitar as férias para dar uma passada lá?

Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), localizado no Parque das Nações Indígenas, possui uma área construída de 4000 m², e dispõe de 5 salas de exposição, sendo uma com mostra permanente de obras de seu acervo e 4 salas para as mostras temporárias que compõem sua programação anual. O museu possui ainda um auditório com capacidade para 105 pessoas e uma biblioteca específica em artes plásticas, com material para pesquisa e formação de estudantes, arte-educadores, artistas e público em geral. E o melhor: vai funcionar no sábado (4) e domingo (5), das 14h às 18h. A entrada é de graça.

Centros de Artesanato

Praça dos Imigrantes no centro de Campo Grande é dividida em duas partes: uma com lanchonete e banheiros e outra com 30 estandes onde são vendidos trabalhos artesanais. Neste local, ainda há um minipalco que é utilizado para apresentações em dias comemorativos, como Dia das Mães, Dia do Artesão e Dia do Índio, entre outros.

Praças esportivas

A praça Belmar Fidalgo é um ótimo local para aulas aeróbicas e diversas esportes, principalmente uma boa caminhada e/ou corrida. Localizado no centro de Campo Grande, possui um parque infantil para levar os filhos para se divertir e os idosos para relaxar.

Na Elias Gadia também é possível colecionar ótimos momentos com a família ou amigos. Possui um amplo espaço de lazer com quadra poliesportiva, playground, áreas de descanso com bancos, pista de caminhada, campo de futebol society e quadras de areia para a prática de futebol e vôlei de areia, além de banheiros e duchas para melhorar o conforto da população.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caso é investigado em Deodápolis - Foto: Ilustrativa
Geral
Mulher dá entrada ferida em hospital e companheiro é preso na rodoviária de Deodápolis
Divulgação / PMMS
Trânsito
VÍDEO: Operação da PM em Rio Brilhante mira motos com escapamentos adulterados
Foto: Polícia Nacional da Colômbia / AFP / HANDOUT
Internacional
VÍDEO: Monster truck atropela multidão na Colômbia e deixa 3 mortos e 38 feridos
Faca apreendida - Foto: Divulgação / Assessoria
Polícia
Homem é socorrido após levar facada no pescoço em alojamento em Maracaju
Menino vítima de violência - Foto: Ilustrativa / Freepik
Justiça
TJMS mantém 51 anos de prisão a homem por estupro de enteados em Campo Grande
Equipamento de radioterapia de última geração - Foto: Reprodução
Saúde
Hospital de Câncer Alfredo Abrão recebe equipamento de radioterapia de mais de R$ 10 milhões
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Divulgação / Assessoria / PMMS
Polícia
Operação em Deodápolis prende envolvido com tráfico e apreende moto de 'delivery'
Projeto Social - Foto: Divulgação
Oportunidade
Câmara Municipal sedia curso gratuito voltado a projetos sociais em Campo Grande
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2

Mais Lidas

Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2