A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para junho de 2019 será a verde, sem cobrança extra nas contas de luz. Em maio, foi acionada a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A Aneel disse que, embora junho seja um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do país, "a previsão hidrológica para o mês superou as expectativas, indicando tendência de vazões acima da média histórica para o período" e que, por isso, o cenário foi favorável para a retirada da cobrança extra nas contas de luz.
O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Segundo a agência, o cenário favorável reduziu o preço da energia para o seu patamar mínimo, o que "diminui os custos relacionados ao risco hidrológico e à geração de energia de fontes termelétricas", possibilitando a manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Siderúrgica investigada por poluição em Aquidauana faz acordo de R$ 50 mil com o MP

STJ determina presídio comum para ex-PM condenado por corrupção em MS

Justiça ordena expulsão de sargento da PMMS por transporte clandestino de celulares

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 27/6/2025

"Arraiá" seguro: Energisa orienta população sobre riscos elétricos em festas juninas

É pra valer! Zé Felipe entra com pedido de divórcio e guarda compartilhada dos filhos

Confirmado! Imagine Dragons anuncia shows em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo

Homem vai a júri popular por assassinato a facadas de desafeto em Campo Grande

Projeto para treinamento de pais de recém-nascidos em primeiros socorros é protocolado
