A Estapar, empresa de rede de estacionamentos, informou que não irá ressarcir os proprietários dos veículos danificados pelas enchentes que atingiram o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e nem os que estavam em outros estacionamentos administrados pela empresa nas proximidades.
Em nota, a Estapar “lamentou profundamente a situação”, destacando que o evento foi de “magnitude sem precedentes e que seus efeitos não poderiam ser evitados ou impedidos”.
De acordo com a empresa, a legislação brasileira não atribui responsabilidade à companhia pelos danos sofridos nos veículos devido a desastres naturais.
A empresa ressaltou que sua equipe jurídica está atuando junto ao time de atendimento ao cliente para esclarecer as questões legais e os desdobramentos do incidente. A Estapar também informou que não irá cobrar estacionamento dos veículos afetados pela cheia do Guaíba.
O advogado e professor do MEU CURSO EDUCACIONAL e Membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marco Antônio Araújo Júnior, explicou que é preciso saber se a empresa comunicou aos clientes sobre a extensão das coberturas e que um estacionamento é uma “espécie de contrato de depósito.”
“Nesse contrato, a empresa fornecedora tem o dever de cuidar daquilo que foi depositado e ressarcir caso haja algum prejuízo ao consumidor. Por outro lado, é preciso avaliar se a empresa tinha seguro de responsabilidade civil, o que é muito comum nessa atividade, e ainda, se comunicou esse seguro aos clientes, inclusive com a extensão da cobertura. Muitos seguros dão cobertura em caso de catástrofes naturais, alagamentos e enchentes. E é dever do fornecedor esclarecer a existência de contrato de seguro e qual a cobertura desse contrato”, explicou.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Xande de Pilares apresenta nova turnê de graça no Parque das Nações

Carlo Acutis, que curou menino de Campo Grande, será canonizado este mês

JD1TV: Confeiteira mostra passo a passo do ovo de Páscoa trufado, sucesso entre os clientes

Na era fitness, cães também podem viver da 'alimentação natural'? Veterinária explica

MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+

JD1TV: Inusitado! Concurso reúne pessoas que se identificam como cães

Expogrande terá oficinas gratuitas de café e churrasco

Festa do Peixe acontece de 16 a 19 de abril na Feira Central de Campo Grande

Cãocurso: Evento pet incentiva a adoção de vira-latas na Capital
