Com a quadra lotada de estudantes, pais, professores e autoridades, a Escola Estadual Lino Villachá, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, ganhou nesta quinta-eria (29), 31 aparelhos de ar condicionado que garantirão climatização em todas as salas de aula, além de 40 quimonos e chinelos e uma área oficial de tatame para prática de judô.
A doação foi feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
O gestor regional do programa, juiz Márcio Alexandre da Silva, afirma que o projeto tem como objetivo oferecer um atrativo para a criança continuar na escola, evitando o trabalho precoce e as más influências das ruas. "A Constituição Federal diz que o trabalho deve ser feito a partir dos 14 anos por jovens aprendizes. O Estado de Mato Grosso do Sul tem, atualmente, quase 10 mil vagas de emprego em aberto para adolescentes e jovens. São vagas já criadas, mas que ainda não foram preenchidas", destacou Márcio Alexandre.

Para o presidente do TRT/MS, desembargador João de Deus Gomes de Souza, o Poder Judiciário deve ampliar seu dever de dirimir conflitos trabalhistas e atuar de forma direta nos problemas sociais. "O juiz não é apenas aquele que está na sala de audiência e vai julgar o processo, condenando ou absolvendo. Nós temos que compartilhar as agruras com a sociedade e plantar uma semente para que possamos colher bons frutos no futuro", afirmou o magistrado.
A Escola Estadual Lino Villachá tem 1.270 alunos. Para participar das aulas de judô, oferecidas duas vezes por semana nos turnos matutino e vespertino, o estudante deve ter bom comportamento, frequência escolar e nota acima de 7. Hoje, 30 estudantes entre 9 e 17 anos fazem parte do projeto.
Além das doações, também foi inaugurado o ginásio poliesportivo que foi reformado com recursos do governo do Estado no valor de R$ 452 mil. A quadra ganhou acessibilidade, arquibancada e fechamento da estrutura. "Com 34 anos de existência, a escola não tinha recebido melhorias na área esportiva", falou o governador Reinaldo Azambuja.
“A obra ainda resolveu problemas da caixa d’água, dos banheiros, das fossas e das salas mais antigas”, agradeceu Mangolin. “Agora precisamos da troca do telhado do corredor central do pavilhão mais antigo da escola”, pediu o diretor. Atento, Reinaldo Azambuja disse que vai autorizar a obra. “Pode contar comigo”, afirmou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Para participar das aulas de judô, o estudante deve ter bom comportamento, frequência escolar e boas notas (Divulgação)



