Menu
Menu
Busca sexta, 01 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Geral

Furacão Beryl deixa ilhas caribenhas em alerta neste domingo

08 julho 2018 - 07h33Agência Brasil

O Furacão Beryl será o primeiro este ano, a atingir a região do Caribe no Oceano Atlântico a partir desse domingo (8). As Pequenas Antilhas, Ilhas Virgens e Porto Rico deverão ser atingidas pelas chuvas decorrentes do fenômeno, de acordo com previsão da Central Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).

O Beryl é pequeno e está classificado na Categoria 1 da escala de furacões de Saffir-Simpson. Furacões nesta categoria têm ventos entre 117 a 151 km/h. Os potenciais danos de um furacão desta categoria são os mais baixos e não são ocasionadas quedas de árvores nem as estruturas dos edifícios são abaladas, porém a preocupação das autoridades é com chuvas e inundações ocasionadas pelas tempestades.

Os ventos do Beryl com força de furacão estendem-se por um raio de cerca de 16 quilômetros do seu centro, por isso, ele é considerado pequeno. Mesmo assim, as chuvas serão suficientes para causar inundações e deslizamentos de terra, especialmente em encostas e terrenos montanhosos. As autoridades de Porto Rico e demais ilhas da região estão em alerta.

Ano passado, a região foi bastante danificada pela passagem de dois furacões de categorias 3 e 4, Irma e Maria. A maior preocupação no momento para Porto Rico, além das inundações, é a possibilidade de cortes de energia. O furacão Maria destruiu 75% das linhas de distribuição da ilha no último mês de outubro.

Mais de oito meses depois, a população portorriquenha ainda enfrenta problema estruturais pela passagem desses furacões da última temporada. Algumas rodovias ainda não foram restauradas, e há regiões que ainda não tiveram a energia elétrica reestabelecida, sobretudo certas áreas rurais.

Para se preparar para as inundações, o governo de Porto Rico informou que abrirá 425 abrigos, enquanto monitora a aproximação da tempestade. Um alarme de furacões foi emitido na madrugada deste sábado (7) para as ilhas de Barbados, Martinica, Guadalupe, São Martinho e São Bartolomeu.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edílson Damião Lima / Reprodução/ALE-RR
Justiça
Após mais de 3 anos de tramitação, TSE cassa governador de Roraima
Em nota, Rede MS anuncia morte de Ivan Paes Barbosa por infarto e informa sobre velório
Geral
Em nota, Rede MS anuncia morte de Ivan Paes Barbosa por infarto e informa sobre velório
Cabo da PMMS, Marcelo Goes dos Santos -
Justiça
Cabo Goes aponta 'perseguição' da PMMS, mas continua condenado por constrangimento ilegal
Reunião busca valorização da segurança pública
Geral
Governo autoriza promoções e amplia cursos nas forças de segurança em MS
Morre aos 92 anos Ivan Paes Barbosa, fundador de grupo de comunicação em MS
Geral
Morre aos 92 anos Ivan Paes Barbosa, fundador de grupo de comunicação em MS
A iniciativa é considerada inédita na seccional
Geral
Escola de Prerrogativas é lançada para capacitar novos advogados em MS
Foto: Myke Sena/MS
Saúde
HIV/Aids causou mais de 50 mortes em Campo Grande em 2025, aponta MPMS
Foto: PCi-MS
Geral
Emissão do novo RG abre agendamento com vagas ampliadas no Estado
Apreensão em ação conjunta do 9º BPM e 11ª CIPM - Foto: Divulgação
Polícia
Operação da PM prende dois e apreende mais de 170 quilos de droga na Capital
'Ju', como é conhecida precisa de leito hospitalar - Foto: Arquivo Pessoal
Saúde
Entre idas e vindas na UPA, porteira aciona Justiça para garantir internação em UTI

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande