Férias escolares e ventos mais fortes marcam os meses de julho e agosto, incentivando a prática de uma das brincadeiras preferidas das crianças: soltar pipa, ou, como é conhecida popularmente, papagaio. Apesar de a distração ser uma forma de manter as crianças longe da televisão e de outros aparelhos eletrônicos, a prática pode tornar-se perigosa quando entram em cena as linhas com cerol ou a linha chilena.
Utilizado para cortar as linhas das pipas adversárias, o cerol (mistura de cola e vidro moído) oferece grandes riscos para ciclistas, motociclistas e pedestres, podendo fazer vítimas fatais. Ainda mais perigosa, a linha chilena tem um poder de corte quatro vezes maior, que pode danificar até mesmo redes elétricas, o que aumenta a preocupação das autoridades.
Durante o mês de julho, a Guarda Municipal de Dourados realizou cerca de 10 recolhimentos de material com cerol. O alerta é para os pais, que devem evitar o uso desses produtos pelas crianças.
“De acordo com a Lei municipal (Nº 4.140, de 06/2017), o usuário pode pagar multa de meio salário mínimo, além de responder civil e criminalmente pelos danos físicos ou materiais que possam vir a acontecer. Caso o usuário seja menor de 18 anos, os pais ou responsável responderá pelos seus atos”.
A lei ainda estabelece punição para quem for pego comercializando qualquer um dos produtos, que poderá receber multa de meio salário mínimo ou até ter o seu alvará de localização e funcionamento cassado.
A Guarda Municipal pede o apoio da comunidade e se coloca à disposição para denúncias por meio dos números 199, 153 ou (67) 3424-2309.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Guarda Municipal de Dourados fez cerca de 10 recolhimentos de material com cerol em julho (Guarda Municipal/ Divulgação)



