O senador Nelsinho Trad (PSD), a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal Fábio Trad (PSD) foram consagrados com o título Elite Parlamentar 2019 pela Arko Advice, pesquisa divulgada nesta semana pela instituição.
De 110 parlamentares, sendo 74 deputados federais e 36 senadores eleitos como lideranças no Congresso Nacional, três são de Mato Grosso do Sul.
O resultado da avaliação, segundo o analista da Arko Advice, um dos responsáveis pela publicação, se baseia na conceituação e identificação de “lideranças formais”, aquelas previstas na estrutura de poder da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com atuação significativa e as “informais” sem esses cargos, porém atuantes. “O senador Nelsinho Trad se insere na Elite Parlamentar 2019, de acordo com nossa metodologia, na qualificação de liderança formal, visto que ele preside a Comissão de Relações Exteriores, uma das mais importantes da Casa face a agenda política do país”, explicou Queiroz.
Na presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a senadora Simone Tebet também foi eleita liderança formal. “Nem todos os cargos formais qualificam seus ocupantes como líderes ou parlamentares influentes. Essa atribuição de influência se dá mediante a observação dos seguintes critérios: a) decisão sobre a agenda e encaminhamento de deliberações; b) liderança partidária com peso político segundo o número de liderados; c) presidência e relatoria das comissões nas quais tramitam as principais matérias da agenda legislativa no Congresso, podendo ser comissões especiais ou técnicas”, citou o analista Queiroz.
O deputado federal Fábio Trad conquistou o título de especialista como liderança informal. “Especialistas são parlamentares que possuem qualificação específica para debater temas tais como assuntos jurídicos; infraestrutura, economia, entre outros. São conhecidos, na tipologia empregada pelo Diap, como formuladores”, explicou Queiroz.
Para o senador Nelsinho Trad, o nome divulgado na Pesquisa Elite Parlamentar 2019 é a consequência do trabalho. “Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, venho defendendo os interesses do nosso Estado e país. Não falto a uma sessão e atendo a todos os embaixadores e representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.
Acesse a pesquisa completa: https://arkoadvice.com.br/blog-da-arko-advice/elite-parlamentar-de-2019/
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto

Fábio Trad, Nelson Trad, e Simone Tebet (Reprodução)



