O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World), divulgou na quarta-feira (19), o Relatório Global de Tráfego de Aeroportos (World Airport Traffic Dataset), confirmando os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022.
O documento apresenta as classificações de movimentação de passageiros, carga e aeronaves para mais de 2.600 aeroportos em mais de 180 países e territórios.
As principais revelações do conjunto de dados confirmam que o tráfego global total de passageiros em 2022 ultrapassou os 6,6 bilhões. Os dados mostram o retorno do tráfego internacional e a prevalência dos aeroportos dos EUA nas principais classificações.
Segundo o diretor-geral do ACI World, o brasileiro Luis Felipe de Oliveira, “mesmo diante das pressões de custos e mercados de trabalho apertados, os aeroportos do mundo continuam a atender a vontade do público de viajar de avião e mais uma vez provaram sua resiliência, conforme refletido nos dados do ACI World Airport Traffic Dataset. Os aeroportos e as partes interessadas da aviação devem continuar a se concentrar totalmente na construção de um sistema de transporte aéreo seguro, eficiente e ambientalmente sustentável, adequado para damos as boas-vindas à duplicação de passageiros que passarão por nossas portas nas próximas duas décadas.”
O ACI reúne informações do tráfego aeroportuário todos os anos por meio de sua rede global de membros operadores de aeroportos, investidores e partes interessadas da aviação. O conjunto de dados permite que os usuários filtrem números precisos e confiáveis que podem ser segmentados em regional, nacional, por categoria do aeroporto e por tipo de tráfego.
Tráfego de passageiros
• O total global de passageiros ultrapassou 6,6 bilhões em 2022, representando um aumento de 43,8% em relação a 2021, ou uma recuperação de 72,5% em relação ao resultado pré-pandemia (2019).
• Os 20 maiores aeroportos para tráfego global de passageiros representam 18% do tráfego global (1,2 bilhão de passageiros).
• Os rankings trazem de volta alguns dos maiores hubs aeroportuários do mundo em tráfego internacional. A participação global do tráfego internacional aumentou de 25,3% em 2021 para 38,4% em 2022.
• Dos 20 primeiros classificados, 10 aeroportos estão nos EUA. Quase todos têm uma participação significativa de passageiros domésticos (entre 75%–95%).
• O maior salto nas 20 primeiras classificações é registrado para o Aeroporto de Heathrow, saltando da 54ª para a 8ª posição, já que todas as restrições de viagem foram suspensas pelo governo do Reino Unido em março de 2021, após dois anos de impedimento.

Tráfego de carga aérea
• Os volumes globais de carga aérea caíram 6,7% em relação ao ano anterior (-2,6% em relação a 2019), para quase 117 milhões de toneladas em 2022. O declínio pode ser atribuído às tensões geopolíticas em andamento e às interrupções no comércio global e nas cadeias de suprimentos.
• O tráfego aéreo de carga é mais concentrado nos principais aeroportos: os volumes nos 20 primeiros representam cerca de 42% (49,5 milhões de toneladas métricas) dos volumes globais.
• O Aeroporto Internacional de Cincinnati/Northern Kentucky, que abriga o hub principal da Amazon Air nos EUA e o superhub global da DHL Express para as Américas, teve o maior crescimento de volume de carga (+16,8%) entre os 20 principais aeroportos.

Movimentos de aeronaves
• Os movimentos globais de aeronaves ficaram próximos de 85 milhões, representando um ganho de 14,8% em relação aos resultados de 2021 ou uma recuperação de 82,4% em relação aos níveis pré-pandemia.
• Os 20 maiores aeroportos representam 11,4% do tráfego global (9,7 milhões de movimentos).
• Das 20 primeiras classificações, 13 aeroportos estão nos EUA.

Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte








