A imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, a partir de agosto, foi definida como "inaceitável" para o setor produtivo, conforme o presidente da Fiems, Sérgio Longen, as autoridades brasileiras devem manter o diálogo para evitar prejuízos econômicos e manter a competitividade da indústria nacional.
Para ele o melhor caminho é uma solução democrática e não uma reciprocidade. “Temos defendido a competitividade da indústria brasileira. Sobretaxar neste momento é algo difícil, é inaceitável nesses padrões. Entendemos que o presidente americano vem utilizando dessa estratégia com diversos países e chegou a vez do mercado brasileiro”.
A medida afeta o mercado regional, pois o país foi o principal destino das exportações sul-mato-grossense no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Observatório da Indústria da Fiems, atrás apenas da China.
Entre janeiro e junho, o estado embarcou US$ 315,9 milhões em produtos para o mercado americano, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Produtos como carne bovina, ferro fundido e celulose, que representam mais de 80% das exportações de Mato Grosso do Sul para os EUA, estão entre os mais impactados. No caso do ferro fundido, os Estados Unidos são o principal destino. “Mato Grosso do Sul será afetado, claro. Temos aí cerca de 320 milhões de dólares já exportados neste ano. Esses três segmentos serão diretamente impactados pela tarifa”, alertou.
O presidente da Fiems revelou ainda ter conversado com o presidente CNI (da Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, para tratar do tema. Ambos reconhecem a gravidade da situação, mas reforçam a necessidade de uma solução diplomática.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado


Sérgio Longen (Divulgação/Fiems)



