Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS outubro21
Geral

Muito além de doces, São Cosme e Damião levam alegria para crianças carentes

Em Campo Grande, Templo de Umbanda realiza ação social no dia das crianças

27 setembro 2021 - 18h16Brenda Assis

Hoje, 27 de setembro, é celebrado o dia de São Cosme e Damião. Eles são popularmente conhecidos pela tradição de distribuir doces para as crianças. Em Campo Grande, alguns centros de umbanda e candomblé seguem a tradição e levam alegria para a criançada dos bairros.

A leitora Rosa Maria fez um bolo para as comemorações para a casa de candomblé onde ela frequenta. “Fiz com amor, porque tudo que é feito com amor é bem recebido, é bem traduzido, é bem ganho e o retorno da fé e das bênçãos também são grandes”, disse ao JD1 Notícias.

Rosa ainda falou sobre a suas crenças na religião. “Eu acredito no Erê, acredito nos Orixás e tenho muita fé na religião. Muitas coisas já me foram concedidas dentro da religião e essa bênção de fazer o bolo de São Cosme e Damião me foi dada, fiquei muito contente em poder ajudar da maneira que sei, também como uma forma de agradecimento a tudo que eu já conquistei lá dentro”, finalizou.

Ação social - O Templo de Umbanda Oca do Cacique Samambaia e Serra Negra vai fazer as comemorações deste dia abençoado no dia 9 de outubro deste ano, pensando na proximidade com o Dia das Crianças. “Nós não fazemos distribuição no terreiro, sempre tentamos fazer em regiões carentes. Pedimos para os Orixás, pros Cosmes abençoarem aqueles doces e brinquedos para que a possamos entregar para quem não tem muita oportunidade ou como comprar muito essas coisas – doces – então todo ano distribuímos para eles”, contou a Mãe Pequena Aryadne.

Os filhos da casa estão recebendo doações de doces e brinquedos para que a distribuição aconteça, Aryadne de Xangô, como também é identificada dentro da religião, contou que até o momento ainda não receberam doações. “A gente ainda não teve doação. Mas todo ano é sempre bem engraçado isso porque até entrar outubro à gente não recebe doação, ai entra outubro e ‘chove’ de pessoas para ajudar”, explica.

Para fazer doações ou saber mais sobre a ação feita pelo Templo, basta entrar em contato com a Mãe Pequena Aryadne pelo telefone (67) 9 9255-5487. Ou ir até o Templo, que fica na Rua Rotterdan, 1436, Rita Vieira 3.

Quem são - Os relatos mostram que Cosme e Damião teriam sido irmãos gêmeos que nasceram por volta do século 3º. Ambos seriam médicos e teriam exercido a profissão de forma voluntária, não aceitando nenhum pagamento. Eles seriam cristãos, em uma época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Por isso, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano por volta do início do século 4º. O martírio, além da vida exemplar, foi o que os tornou santos.

Desde então, a dupla passou a ser venerada. Os irmãos foram reconhecidos como santos a partir do século 6º.

Por terem sido médicos, São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros.

Os doces - Um dos elementos mais conhecidos envolvendo Cosme e Damião são os saquinhos de doces distribuídos às crianças em 27 de setembro. A origem do ato passa longe, no entanto, da história dos dois irmãos. Nas religiões afro-brasileiras, eles são sincretizados com entidades infantis, logo se são criança se distribui doces para lembrar que os pequenos gostam de doces.

De fato, o orixá que costumeiramente é sincretizado com São Cosme e São Damião é Ibeji, divindade que é representada por irmãos gêmeos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Solidariedade: CUFA-MS pede ajuda para famílias desabrigadas pelos temporais recentes
Geral
Jovem desaparecido é encontrado e mãe diz ser “situação com drogas”
Geral
Trabalhador tem parte do corpo soterrado durante obra
Geral
Governo abre seleção para analista previdenciário com salário de R$ 4,1 mil
Geral
"Está todo mundo duro", diz aposentada em posto de gasolina com novos preços
Geral
JD1TV: Corpo de pastor que escreveu que ressuscitaria é enterrado após três dias
Geral
Reinaldo assina termo de redução do ICMS do frete
Geral
Edital do concurso da Polícia Civil tem 236 vagas disponíveis
Geral
Ipems mostra Bitto liderando na OAB
Geral
AJUDA: Casa que abriga mais de 70 animais é destelhada com temporal no Seminário

Mais Lidas

Internacional
Mulher mata marido a machadadas após o flagrar estuprando sua filha de 5 anos
Vídeos
JD1TV: Corna vai tirar satisfação com amante do marido e 'pau come' solto
Polícia
Em uma noite, polícia atende três ocorrência envolvendo suicídio
Geral
JD1TV: Funcionário do Carrefour de Campo Grande é humilhado por gerente