As obras nos decks do lago principal do Parque das nações Indígenas tiveram início na segunda-feira (28), com a colocação dos tapumes que delimitam o espaço e garantem a segurança dos visitantes. O prazo para a conclusão da reforma é de 40 dias.
De acordo com a proposta de reforma, os decks serão sustentados por postes de eucalipto tratado, com estrutura de vigas e o tablado será de ripas. Mesmo com a obra, o acesso ao Parque não será interrompido.
Os decks tem mais de 15 anos e vnunca passaram por manutenção estrutural e com o esvaziamento do lago para as obras de desassoreamento, técnicos perceberam que algumas pilastras estavam com as bases comprometidas. Além disso, a estrutura afundou cerca de 15 centímetros, ficando em desnível com a calçada.
A obra também contará com a construção de um acesso para os cadeirantes, conforme explicou o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, durante visita técnica ao lago.
Segundo ele, existem três conjuntos de decks para contemplação na margem da água, perfazendo 160 metros quadrados de tablado. Ainda há uma passarela que dá acesso ao monumento do Cavaleiro Guaicuru.
No monumento do Cavaleiro a passarela será interrompida antes da ilha, impedindo que as pessoas cheguem até a escultura, que tem sido frequentemente atacada por vândalos. Mas o visitante não será prejudicado, pelo contrário: será construída uma plataforma com oito metros de extensão para contemplação do monumento, permitindo que as pessoas tenham os melhores ângulos para fotografias.
Com relação à reforma do gabião (estrutura de contenção das margens) e da barragem do lago, o processo licitatório continua em andamento. Até que seja feito esse reparo, o lago continuará com nível de água abaixo do normal, e quando as obras começarem será esvaziado um pouco mais para permitir o acesso dos trabalhadores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025

Com 75% concluída, revitalização da antiga rodoviária deve ser entregue nos primeiros meses de 2026


Deck do lago do Parque das Nações (Saul Schramm)



