A coordenadora da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Silvia Nobre Waiãpi, foi recebida na manhã desta terça-feira (30) pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL-MS), deputado Paulo Corrêa.
Na oportunidade, o Paulo Corrêa parabenizou a coordenadora e mencionou a importância de Silvia ocupar o cargo na secretaria, sendo indígena e mulher, e afirmou que as portas da AL-MS estão abertas para parcerias em prol da saúde da população indígena. “Nós temos uma preocupação com a garantia dos direitos básicos dos indígenas e nesta casa temos parlamentares de todas as regiões do estado que se atentam a essa questão”, comentou Corrêa.
Silvia assumiu a coordenação nacional da Sesai no dia 24 de abril, segundo ela, um dos objetivos da nova gestão é a transparência. “Pretendemos melhorar a fiscalização para combater a corrupção e melhorar os atendimentos com os recursos sendo destinados da forma correta”, afirmou Silvia.
Conforme o coordenador da Sesai em Campo Grande, Fernando Souza, o estado de Mato Grosso do Sul possui 81 mil indígenas distribuídos em 32 municípios. Ele afirma que para atendê-los, a Sesai conta atualmente com 760 profissionais, sendo que 65% deles são indígenas. “Precisamos de mais profissionais, mais psicólogos e assistentes sociais. Nos últimos 20 anos, cerca de 900 indígenas foram vítimas de suicídio”, alertou.
O coordenador destacou também que do total de mortes de indígenas em Mato Grosso do Sul, 25% apresentam causa violenta. A intenção da Sesai, segundo Silvia e Souza, é fortalecer vínculos com as instituições públicas, a fim de promover com mais efetividade a saúde dos povos indígenas.
A visita contou com a participação dos deputados Felipe Orro (PSDB), Antônio Vaz (PRB), Evander Vendramini (PP) e, ainda, com o coordenador da Sesai em Campo Grande, o indígena Fernando Souza.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Coordenadora nacional da Sesai conversou sobre perspectivas da nova gestão (Luciana Nassar)



