Menu
Menu
Busca sexta, 06 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Geral

Preservação ambiental associada à produção agropecuária é destaque no lançamento do II SIGEE

Lideranças rurais e políticas destacaram importância de divulgar ações sustentáveis referentes à agropecuária

10 maio 2016 - 17h05Assessoria Famasul

Foi lançado, na sede do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS),  nesta terça-feira (10) o 2º SIGEE - Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre líderes rurais e políticos, de profissionais do setor e da imprensa sul-mato-grossense

O evento, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, em Campo Grande, é promovido pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o evento oportuniza acesso a informações que podem mostrar o perfil ambiental do setor. "A importância do Simpósio está diante da necessidade de estudar, conhecer, planejar e colocar em ação o que devemos fazer para a preservação do meio ambiente. O setor e a comunidade científica incentivam esse tipo de discussão, que deve ser ampla e transparente".

O chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira, salientou que o Estado já tem se destacado em relação ao tema durante os últimos anos. "Mato Grosso do Sul mitiga gases de efeito estufa no mesmo volume que São Paulo produz em um ano", destacou. A explicação para essa comparação está no incremento da área de floresta plantada, que subiu de 600 mil para 1 milhão de hectares.

Segundo Oliveira, Mato Grosso do Sul registrou em 30 anos uma alta na produtividade de 6% ao ano, enquanto que em nível nacional, este aumento não passou de 1,3% ao ano. "O resultado mostra a importância da tecnologia, ciência e políticas públicas".

Para o Secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o simpósio acontece em uma hora extremamente favorável para o Estado. "Já não temos mais espaço no país para discussões inconsequentes. Temos que ter muita seriedade para entender os rumos do estado que está sob a nossa responsabilidade".

Riedel reforçou como o desenvolvimento da agropecuária tem trilhado o caminho da preservação. “Olhando o Estado como um todo, floresta plantada, cana de açúcar baseada em sistemas mecanizados, pastagens para o aumento de produtividade, agricultura com plantio direto, na grande maioria da produção, são alicerces e pilares para que a gente faça uma emissão de carbono o mais eficiente possível. O governo agradece o esforço de instituições, como a Embrapa e a Famasul, em trazer o evento para o Estado. Isso vem ao encontro dos nossos objetivos e política”.

Durante o lançamento, o presidente da Reflore/MS - Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas lançou a 4ª Campanha contra Incêndios Florestais, com o tema 'Faça a diferença entre a vida e a morte'. "Em um ano, ocorreram mais de dois mil incêndios, com crescimento de 100%, sendo 72% proveniente de causa humana".

Terra Boa

Os representantes rurais destacaram em seu discurso a relevância do programa do Governo Estadual Terra Boa, que tem como objetivo recuperar, em curto prazo, 2 milhões de hectares de pastagens em algum estágio de degradação. "Ações como esta auxiliam a mitigar os efeitos de gases de efeito estufa". Saito citou também a reestruturação do Novilho Precoce.

MS Caborno Neutro

Outro destaque no evento, citado pelos líderes presentes, foi o MS Caborno Zero, projeto criado para levantar os reais impactos e emissão dos gases de efeito estufa.

Simpósio

O II Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (II SIGEE) é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pelo Sistema Famasul, com apoio da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Senar Brasil e Rede ILPF.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRAS Vida Nova - Foto: Reprodução / Nova Lima News
Política
Áudio: 'inimiga', diz coordenadora de CRAS em críticas a número 2 da SAS em Campo Grande
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM -
Polícia
Homem é preso por manter relação com menina de 13 anos em Campo Grande
A Caravana da Castração percorrerá os 79 municípios sul-mato-grossenses
Cidade
Com 1,7 mil vagas, Caravana da Castração abre agendamentos na próxima semana em Campo Grande
Porsche Cayenne S de Arthur Torres Rodrigues Navarro
Justiça
Justiça obriga pai e filho a pagar pensão a família de motoentregador morto em acidente
Ministro André Mendonça e Paulo Gonet - Arte: JD1
Justiça
Ministro André Mendonça dá 'ralo' na PGR após órgão ignorar urgência na prisão de Vorcaro
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF
Polícia
PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito
Sede do CNJ -
Justiça
Magistrados que deixaram o Judiciário devem cumprir quarentena antes de advogar, diz CNJ
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Política
Projeto que proíbe uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias avança no Senado
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Viatura PCMS -
Polícia
Assassinato no Campo Nobre fica sem autoria definida e caso é arquivado

Mais Lidas

UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Adolescentes matam aula para encontrar homem e são abusadas sexualmente em Campo Grande
Polícia Militar atendeu à ocorrência - Foto: Vinícius Santos
Polícia
Agente da Polícia Científica é encontrado morto em casa na região norte de Campo Grande