O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) reconheceu a justa causa para a desfiliação de Rafael Brandão Scaquetti Tavares do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Tavares, que foi eleito Deputado Estadual pelo PRTB nas eleições de 2022, alegou que o partido não atingiu a cláusula constitucional de desempenho, o que prejudicou sua plena atuação parlamentar.
Tavares havia pedido uma liminar para sua desfiliação e ingresso no Partido Liberal (PL), mas teve o pedido negado. No cenário político de Campo Grande, ele chegou a ser cogitado como pré-candidato a prefeito.
A decisão do TRE-MS não foi contestada pelo PRTB, que deixou transcorrer o prazo para apresentação de defesa sem qualquer manifestação. A Procuradoria Regional Eleitoral se manifestou pela procedência da ação de justificação de desfiliação partidária, o que facilitou a situação de Tavares, que agora faz parte do PL.
Conforme os desembargadores, que consultaram os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PRTB de fato não atingiu a cláusula de desempenho. A decisão foi tomada por unanimidade.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pastor Antônio DionÃzio da Assembleia de Deus Missões será sepultado amanhã

Bombeiros mapeiam focos de calor para temporada de incêndios no Pantanal

MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande

Pacote de programas sociais para apoio às mulheres é sancionado; veja o que muda

Sancionado Programa para ajudar mães solos sem creche para os filhos em MS

Mega-Sena sorteia R$ 14,5 milhões nesta terça-feira

Cuidar de Quem Cuida: Lei que permite acúmulo de benefÃcio é sancionada

Empresário acusado de corrupção em Sidrolândia volta a usar tornozeleira

Passa a valer Lei que apoia financeiramente mulheres vÃtimas de violência doméstica em MS
