Menu
Menu
Busca quinta, 14 de maio de 2026
Geral

Trecho da Ernesto Geisel não corre mais risco de erosão

As obras no rio Anhanduí afasta o perigo e já melhora vazão evitando o transbordamento

22 novembro 2018 - 11h25Da redação com assessoria    atualizado em 22/11/2018 às 18h37

A revitalização  do rio Anhanduí é um projeto antigo, que se arrastava há pelo menos cinco anos na capital. O perigo de queda da pista e erosões maiores eram preocupantes em trechos nas laterais da avenida Ernesto Geisel, com isso houve uma intensificação e plano de  execução de obras para conter o problema.

Os trabalhadores permanecem no local, e as obras de revitalização e controle de enchentes estão em pleno funcionamento no Rio Anhanduí, mesmo com as chuvas. A construção resistiu sem estragos às chuvas intensas e estancaram a erosão  que ameaçava as pistas laterais, no trecho perto da rua Santa Adélia.  A vazão do rio melhorou e, com isto, até o momento, não foram registrados transbordamentos do canal.

De acordo com a prefeitura, até 2020, deve ficar pronto o último lote entre as ruas Abolição e Bom Sucesso, as margens da avenida serão urbanizadas, com abertura de uma ciclovia, e o asfalto será refeito no trecho de quase 2 quilômetros onde o projeto está sendo executado, entre as ruas Santa Adélia e Aquário.

Até agora, tomando como base as últimas medições entregues à Sisep pelas empreiteiras, já  foram implantadas 34,13% da extensão de gabião projetada no trajeto onde, nesta etapa, haverá intervenção. De 24.624,5 metros, ficaram prontos 8.405,50 metros, restando ainda 16.098 metros, chegando em alguns pontos a 8,5 metros de altura, com até 10 degraus.

Dos 4.492,50 de manta  geotêxtil  que revestirão os barrancos,  mais de 3.134 metros já foram instalados. Este material, feito com poliéster, é colocado atrás das paredes de gabião, reforçando ainda mais a proteção das margens do aparecimento de novos processos erosivos.   Dos 20.929 muros de contenção em concreto armado programados, mais de 8 mil metros já foram colocados.

Projeto retomado

Ano passado, a prefeitura recuperou os recursos alocados junto ao Ministério das Cidades e fez a licitação.  A obra faz parte de um conjunto de ações que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso.

Nesta etapa estão previstas intervenções num trecho de 2 quilômetros, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, investimento de R$ 48.497.999,21.  Estão previstas intervenções para recompor as margens do rio, mas também dentro do leito, com implantação de soleiras (espécies de degraus) para reduzir a velocidade da água e reter areia que desce das cabeceiras, evitando assim o assoreamento , a formação de bancos de areia.

 

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agiota é condenado a 8 anos de prisão por tentar matar homem em Campo Grande.
Justiça
Agiota é condenado a 8 anos de prisão por tentar matar homem em Campo Grande.
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
TJMS nega tese de homicídio culposo e mantém júri de estudante acusado de matar corredora
Divulgação / Assessoria
Polícia
PM aborda e prende homem traficando 'supermaconha' em Campo Grande
Ministro Nunes Marques - Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Política
Defesa de Bolsonaro pede anulação de condenação por golpe; processo está com Nunes Marques
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Saúde
Juiz manda sequestrar quase R$ 50 mil da prefeitura para bancar tratamento de paraplégico
Matheus Henrique de Oliveira Domingo está preso - Foto: Divulgação
Justiça
Juiz manda a júri popular acusado de matar mulher a tiros no Jardim Colúmbia
Divulgação / Assessoria / PMMS
Polícia
Mulher é presa em Nova Alvorada do Sul com 21 kg de maconha em ônibus
Sede do CNJ -
Transparência
CNJ suspende concurso do judiciário e exige explicações sobre IA na correção de provas
Imagem de homem com algema
Justiça
TJMS rejeita recurso e mantém homem condenado a 14 anos de prisão por estupro
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Justiça
Devedores terão contas bloqueadas mais rápido após acordo entre CNJ e bancos

Mais Lidas

Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Polícia
Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Carreta no local do acidente
Polícia
Criança que morreu atropelada tentava pegar 'rabeira' da carreta quando foi atingida
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Justiça
Devedores terão contas bloqueadas mais rápido após acordo entre CNJ e bancos
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/5/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/5/2026