A Prefeitura de Dourados terá que realizar concurso público para efetivar professores de apoio na rede municipal de ensino. A medida faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que já foi homologado pela Justiça e deve ser executado.
Conforme o TAC, o município tem até 60 dias para apresentar um cronograma de proposta de lei que crie 210 novos cargos efetivos de professor de apoio, totalizando 460 vagas. Os cargos deverão ser preenchidos por meio de concurso público vigente, convocando candidatos já aprovados, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
O acordo também prevê a extinção gradual dos contratos temporários em vigor. Além disso, a Prefeitura se compromete a não fazer novas contratações temporárias sem justificativa legal e a revisar a estrutura de cargos do Executivo Municipal a cada dois anos.
O descumprimento do TAC pode resultar em medidas legais, como ação civil pública e responsabilização administrativa.
A atuação da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados foi essencial para o acordo, diante do desequilíbrio entre o número de alunos da educação especial (1.626) e os professores de apoio, sendo que 574 deles estavam em regime de contratação temporária.
O promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro ressaltou a importância da medida. “A efetivação dos professores de apoio representa uma conquista histórica para os estudantes com deficiência, que passarão a contar com profissionais qualificados, especializados e estáveis ao longo de sua jornada escolar”, afirmou.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carga de carne desaparece e carreta é encontrada abandonada em Costa Rica

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

Homem em surto invade casa de idosos e morre em Três Lagoas

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Adolescente mata pai a facada em Coxim

Empresário perde quase R$ 30 mil após cair em golpe do falso tabelião em Dourados

Ação rápida da Polícia Militar salva homem com crise convulsiva em Paranaíba

Polícia Civil incinera 2 toneladas de drogas em Três Lagoas durante Operação

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim


TAC firmado entre o MPMS e o município - (Foto: Divulgação)



