O Governo do Estado está executando uma série de obras na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), uma das maiores e mais estratégicas unidades do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. As intervenções integram um amplo processo de modernização estrutural e fortalecimento da segurança, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Com área construída superior a 12.850 metros quadrados, a PED desempenha papel central na política de custódia e disciplina em MS. A unidade passa por ações contínuas de manutenção, adequações estruturais e melhorias de segurança, alinhadas às diretrizes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). As obras impactam diretamente a rotina operacional, a dignidade das pessoas privadas de liberdade e as condições de trabalho dos policiais penais.
Entre as principais intervenções já executadas está a reforma da Portaria Principal, que garantiu melhor organização e controle do fluxo de entrada, elevando os padrões de segurança e eficiência no acesso à unidade. No campo da segurança interna, foi implantado o chamado “corredor de contenção”, com cerca de 120 metros de extensão, reorganizando a circulação dos internos entre os pavilhões e setores como saúde, escola, trabalho, cantina e manutenção.
Diariamente, mais de 400 internos se deslocam pela unidade, agora exclusivamente pelo interior desse corredor e sob procedimento de algemação durante os deslocamentos, medida que representa avanço significativo no controle e na redução de riscos operacionais.
Segundo o diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, policial penal Elias Gomes, as melhorias refletem um planejamento estratégico voltado à segurança pública. “Estamos falando de uma unidade de grande porte e alta complexidade. Cada obra executada aqui fortalece o controle interno, melhora as condições de trabalho dos policiais penais e assegura mais dignidade no cumprimento da pena, com reflexos diretos na segurança da sociedade”, destacou.
Mais estrutura e maior controle
Na área tecnológica, a sala de videoconferência passou por reforma completa, com a construção de novas celas de espera, eliminando um deslocamento anterior de cerca de 50 metros entre os espaços. A mudança otimizou tempo e aumentou a segurança e a eficiência dos procedimentos.
A unidade também adotou a uniformização total da massa carcerária, medida que impacta diretamente na segurança e na salubridade, evitando o acúmulo de roupas nas celas e facilitando o controle visual. Os uniformes são confeccionados na própria unidade, com mão de obra dos internos.
Outra obra prevista é a reforma total do Raio 2, com processo licitatório a ser lançado ainda este ano pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Como medida complementar, o local já recebeu telamento nas ventanas, dificultando o lançamento de materiais ilícitos.
Já foi concluída a estruturação da subportaria do presídio, utilizada especialmente nos dias de visita, quando há grande fluxo de pessoas. O espaço permite a distribuição organizada de senhas, ordenando o acesso e reforçando o controle de segurança.
Também foram realizadas melhorias na área destinada aos visitantes, com reforma de banheiros, pintura, instalação de bebedouros, bancos sob cobertura e pontos de água e energia elétrica, tornando o ambiente mais humano e acolhedor para familiares que chegam, muitas vezes, de outros municípios ou estados.
A PED ganhou ainda uma nova sala de espera para visitantes e advogados, anexa à Portaria Principal. O espaço, com cerca de 43,5 metros quadrados, é climatizado, acessível e seguro. A obra foi executada com recursos próprios da penitenciária e contou com parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que doou mobiliário, computadores, televisão e aparelhos de ar-condicionado.
No reforço à segurança perimetral, foi instalado telamento para impedir a entrada de ilícitos por meio de drones. Outras intervenções estruturais incluem a impermeabilização da cobertura da casa de força, a substituição das coberturas do Raio I e da área administrativa, além da troca completa da instalação elétrica do Pavilhão 1.
Visando a valorização dos servidores, foi construído um estacionamento coberto para motocicletas e está em fase final a construção de uma nova cozinha destinada aos policiais penais.
Aparelhamento policial
Paralelamente às obras físicas, a Agepen também investiu no reaparelhamento da unidade. No ano passado, a PED recebeu espingardas calibre 12 com munições de elastômero, pistolas Taurus TS9 calibre 9mm, coletes balísticos e uma viatura com blindagem parcial nível III-A, equipada com compartimento-cela e vidros de segurança, ampliando a proteção e a eficiência nas escoltas e no transporte de custodiados.
A unidade conta ainda com equipamentos tecnológicos modernos, como raio-x corporal para inspeção de visitantes e scanner de bagagens para vistoria de objetos que ingressam no presídio. O sistema de videomonitoramento possui ampla cobertura, câmeras de alta resolução e telas que facilitam a visualização pelos policiais penais, reforçando o controle e a segurança em toda a unidade.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

DOF prende quatro homens em comboio com mercadorias do Paraguai em Sidrolândia

Trabalhador morre após ser atingido por raio em fazenda de Coxim

Homem é preso após se masturbar para criança e mulher em praça de Maracaju

MPMS alerta para omissão grave e cobra adequação do Conselho Tutelar em Rochedo

Tribunal de Contas suspende licitação de R$ 3,7 milhões em Corumbá

Ministério Público exige medidas de segurança para proteger foliões no Carnaval de Corumbá

Nível do Rio Aquidauana eleva rapidamente e atinge praticamente o limite

Genro que matou sogro se apresenta à polícia em Sidrolândia

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Penitenciária Estadual de Dourados - (PED) 



