O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento para fiscalizar se os atrativos turísticos de Bonito estão cumprindo as normas de acessibilidade previstas na legislação brasileira e internacional.
A medida está sob responsabilidade da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito e teve início após constatação de possível ausência de estrutura acessível e de vagas reservadas para pessoas com deficiência em um dos pontos turísticos da cidade. Embora tenha sido verificado que atrativos privados não têm obrigação legal de conceder desconto a esse público, o MPMS identificou indícios de falhas na estrutura física do local.
Com isso, o órgão decidiu ampliar a atuação e verificar a regularidade de todos os atrativos turísticos do município. A legislação que rege a acessibilidade inclui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Decreto nº 5.296/2004 e normas da ABNT sobre edificações e espaços públicos. Além disso, o Brasil é signatário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com valor de emenda constitucional.
Entre as medidas adotadas, o MPMS determinou o envio de ofícios a estabelecimentos semelhantes para que informem se possuem estrutura acessível, sinalização adequada e atendimento prioritário. Também foi solicitada à equipe técnica do órgão uma lista atualizada dos atrativos turísticos da cidade, com dados sobre capacidade de atendimento e histórico de reclamações.
O promotor de Justiça substituto Felipe Blos Orsi afirmou que a atuação tem caráter preventivo. “A acessibilidade não é apenas uma exigência legal, mas um compromisso com a cidadania e a dignidade humana”, disse.
Com base nas informações coletadas, o MPMS poderá emitir recomendações administrativas, solicitar adequações ou adotar medidas judiciais, caso necessário.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Carga de carne desaparece e carreta é encontrada abandonada em Costa Rica

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

Homem em surto invade casa de idosos e morre em Três Lagoas

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Adolescente mata pai a facada em Coxim

Empresário perde quase R$ 30 mil após cair em golpe do falso tabelião em Dourados

Ação rápida da Polícia Militar salva homem com crise convulsiva em Paranaíba

Polícia Civil incinera 2 toneladas de drogas em Três Lagoas durante Operação

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim


Foto: (Banco de Imagens / Reprodução MPMS)



