Menu
Menu
Busca sexta, 27 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Interior

Obras ampliam em quase 90% a capacidade da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti

Governo investe R$ 16 milhões na ampliação e reforça segurança

31 janeiro 2026 - 18h31Luiz Vinicius

As obras de reforma e ampliação da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti avançam em Mato Grosso do Sul e devem quase dobrar a capacidade da unidade prisional. Com a intervenção, o número de vagas passará de 208 para 394, o que representa um acréscimo de 186 novas vagas e aumento de cerca de 89,4% na estrutura existente.

O investimento é de aproximadamente R$ 16 milhões, provenientes de recursos federais repassados à modalidade Fundo a Fundo obrigatório. A obra integra o plano estadual de fortalecimento da infraestrutura penitenciária e é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

A ampliação prevê a construção de 23 celas comuns, uma cela adaptada para pessoas com deficiência, seis celas disciplinares e cinco celas de inclusão. As estruturas utilizam concreto armado e cimento usinado, técnica que aumenta a durabilidade das edificações, reforça o controle interno e dificulta tentativas de fuga. Também estão sendo adotadas medidas adicionais de segurança, como o fechamento superior das novas celas.

O projeto inclui ainda a implantação de um módulo polivalente, que será utilizado para cerimônias, cultos religiosos, atividades culturais, educativas e esportivas, além de visitas familiares. O espaço foi projetado de forma independente do solário do pavilhão e contará com área específica para visitas íntimas. As oficinas de trabalho também passam por ampliação, com foco no fortalecimento das ações de ressocialização por meio da atividade laboral.

Além da expansão, diversos setores da penitenciária estão sendo reformados, como portaria, recepção, alojamento dos policiais penais, área de revista de visitantes, setor de tratamento penal, espaços de triagem e inclusão, área de ensino e a galeria central. Ao todo, são 6.117,78 metros quadrados de obras, sendo 1.968,59 metros quadrados destinados exclusivamente à ampliação de vagas. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o fim de junho deste ano.

Reportar Erro
Sao Julião - Dr Cury

Deixe seu Comentário

Leia Também

Investimentos em saneamento beneficiam 49 cidades de Mato Grosso do Sul
Interior
Investimentos em saneamento beneficiam 49 cidades de Mato Grosso do Sul
TJMS nega liberdade a homem investigado por estupro de filhas
Justiça
TJMS nega liberdade a homem investigado por estupro de filhas
Divulgação / TJMS
Interior
Via apadrinhamento, abrigo infantil em Costa Rica ganha videogame e TV
Momento do ataque - Foto: Reprodução
Polícia
Câmera registra ataque a tiros contra caseiro em fazenda em Rochedo
Polícia Militar em zona rural - Foto: Ilustrativa
Polícia
Caseiro é alvo de ataque a tiros em fazenda de Rochedo em meio a disputa de herança
Divulgação / MPMS
Interior
Ministério Público promove capacitação de conselheiros tutelares e suplentes em Coxim
Menina sofria violência sexual -
Interior
Tio-avô é condenado a mais de 16 anos de prisão por estupro de menina em Batayporã
Local do acidente - Foto: Reprodução / Alvorada Informa
Interior
Acidente com ônibus na BR-267 deixa um morto e feridos em Nova Alvorada do Sul
Antônio João recebe pacote de obras com investimentos em rodovia, asfalto e educação
Interior
Antônio João recebe pacote de obras com investimentos em rodovia, asfalto e educação
Trio é preso com armas e tatu abatido em área rural de Nova Andradina
Interior
Trio é preso com armas e tatu abatido em área rural de Nova Andradina

Mais Lidas

Gabriel foi atingido por vários tiros
Justiça
Por assassinato no bairro Moreninha, homem é condenado a 19 anos de prisão
Polo foi encontrado em uma área de mata no Jardim Colúmbia
Polícia
Carro é encontrado abandonado e suspeita de que seja de mulher morta no Inferninho
Viatura PCMS -
Polícia
Corpos encontrados em dias diferentes no Inferninho são identificados pela polícia
Roberto Mazzini é servidor estadual
Polícia
'Chegou fazendo ameaças e atirando', diz chaveiro que viu Bernal matar empresário