O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) suspendeu, liminarmente, a Concorrência Pública nº 11/2024 da Prefeitura de Aral Moreira. A decisão foi proferida pelo conselheiro Célio Lima de Oliveira, atendendo a uma denúncia sobre possíveis irregularidades no certame. O processo previa a contratação de uma empresa para a construção de uma escola em tempo integral no Distrito de Vila Marques, com um valor estimado de até R$ 8.004.471,70.
A sessão pública da licitação estava agendada para 12 de dezembro de 2024, mas não há informações no site da Prefeitura sobre o andamento do certame. Segundo a denúncia, uma das empresas participantes foi inabilitada por um erro formal em sua documentação, enquanto a empresa vencedora teria recebido tratamento "diferenciado", sendo autorizada a apresentar documentos essenciais fora do prazo regulamentar.
Entre as supostas irregularidades apontadas estão a aceitação de documentos fora do prazo, a não apresentação do balanço do exercício de 2023 e a falta de comprovação do vínculo do responsável técnico, descumprindo exigências do edital. A decisão do TCE-MS ressalta que o tratamento desigual entre os participantes pode configurar afronta à legislação vigente, especialmente ao artigo 5º da Lei nº 14.133/2021.
Diante dos indícios de irregularidade, o conselheiro determinou a suspensão imediata da licitação. Caso o processo já tenha sido concluído, a Prefeitura não poderá homologar ou executar a contratação. O responsável pelo certame tem um prazo de cinco dias úteis para comprovar o cumprimento da decisão e apresentar justificativas, sob pena de multa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito de Água Clara é multado pelo TCE-MS devido a irregularidades em licitação

MP acompanhará a aplicação dos recursos recebidos pela APAE de Ponta Porã

HR de Três Lagoas deve alcançar marca de 100 cirurgias de catarata no trimestre

MP investiga possíveis irregularidades em processo seletivo da Prefeitura de Camapuã

Comerciante é preso após vender bebidas para menores em Nova Alvorada do Sul

Energisa inaugura ampliação da subestação de Bataguassu

JD1TV: Para furtar loja, morador de rua se joga contra vidro em Nova Andradina

Caminhoneiro tenta mentir, mas é flagrado com muita droga na BR-060, em Guia Lopes

Investigado por corrupção, ex-chefe de licitações de Sidrolândia segue com tornozeleira
