Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Internacional

Continuam as buscas por aeronave chilena que desapareceu na Antártica

Avião C-130 levava 38 pessoas a bordo

11 dezembro 2019 - 16h35Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil

Continuam as buscas pelo avião militar chileno Hercules C-130, desaparecido na noite de segunda-feira (9), que saiu de Punta Arenas, no sul do país, para a Base Eduardo Frei Montalva, na Antártica. A Marinha chilena realiza um intenso trabalho de busca e resgate, tendo despachado diversos aviões e navios para a região. O Chile está recebendo ajuda de diversos países, inclusive do Brasil.

O voo, com 38 pessoas a bordo, saiu de Puntas Arenas às 16h55, tendo feito seu último informe às 17h44 e seu último registro de localização às 18h13. Após ter se esgotado o tempo de autonomia da aeronave, ela foi considerada desaparecida pelas autoridades chilenas.

"Ainda não conseguimos localizá-la. Estamos fazendo todos os esforços imagináveis, humanos e materiais. Para as famílias, que estão em um momento atroz de dor, daremos todo o apoio e todas as explicações que merecem. Vamos procurar os 38 passageiros sem limitar recursos, dia e noite, fazendo tudo o que é humano e técnico ao nosso alcance", disse o ministro da Defesa, Alberto Espina.

O avião transportava 17 tripulantes e 21 passageiros, em missão de apoio logístico à base na Antártica, para revisar um oleoduto flutuante de abastecimento de combustível e realizar um tratamento anticorrosivo nas instalações nacionais no local.

A região onde o avião desapareceu está localizada em Paso Drake ou Mar de Drake, e é uma extensão de mar de cerca de 800 quilômetros (km), que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico, entre a América do Sul e a Antártica. Tem uma profundidade média de 3.400 metros. É considerado um dos lugares mais tempestuosos do planeta, com ventos que superam os 70 km/h e ondas de mais de 8 metros de altura.

Um comunicado emitido ontem (10) pela Força Aérea do Chile informa que foram deslocados para a região dois navios mercantes chilenos, quatro navios mercantes estrangeiros, cinco navios da Marinha do Chile e 12 aeronaves chilenas. Além disso, participam da busca dois aviões C-130 - um do Uruguai e outro da Argentina; e duas aeronaves P-3 - uma da Força Aérea Brasileira e outra do Reino Unido. A aeronave brasileira decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 7h45 da manhã desta quarta-feira (11), com pouso estimado em Punta Arenas, no Chile, às 11h30 (horário de Brasília).

Ainda foram enviadas duas órbitas de satélite dos Estados Unidos para captura de imagem e uma órbita diurna por satélite FASat Charlie. A Marinha do Brasil enviou também o navio polar Almirante Maximiano para ajudar nas buscas ao avião. O Ministério da Defesa brasileiro informou que a embarcação já chegou ao local da possível queda do avião chileno e já realiza busca visual, por radar e por ecobatímetro (dispositivo utilizado para detectar objetos no fundo do mar).

Familiares

Na manhã de hoje (11), o porta-voz da Força Aérea chilena, general Eduardo Mosqueira, informou que os familiares dos tripulantes e passageiros embarcaram em um Boeing 737 rumo a Punta Arenas. De acordo com o porta-voz, viajaram 103 pessoas. Além de familiares, o Boeing levava sociólogos, psiquiatras, oficiais e pessoal para manutenção de aeronaves.

O general Mosqueira disse ainda que as buscas devem levar seis dias, podendo se estender por mais quatro dias. "As condições meteorológicas estão para operar em boa forma para a busca do C-130", disse o porta-voz, ressaltando a melhora nas condições climáticas da região no dia de hoje.

“O Paso Drake é muito complicado. Estamos falando de condições climáticas de baixa altitude, que nos afetam no processo de busca. Hoje, as condições de visibilidade e altitude na área melhoraram para que possamos ter maiores expectativas de busca para encontrar algo", disse Mosqueira.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bomba não detonada da 2ª Guerra é encontrada em estádio na Alemanha
Internacional
Bomba não detonada da 2ª Guerra é encontrada em estádio na Alemanha
Após aprovação no Senado, presidente dos EUA sanciona lei que pode banir TikTok
Internacional
Após aprovação no Senado, presidente dos EUA sanciona lei que pode banir TikTok
 Homem ferido sendo carregado por manifestantes ao longo da cerca fronteiriça com Israel na Faixa de Gaza
Internacional
Brasil e mais 12 países assinam Declaração Conjunta por libertação dos reféns em Gaza
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Internacional
Brasil e mais 16 países assinam declaração para libertar reféns do Hamas
Manifestações pró-Palestina
Internacional
Universidades dos EUA são palco de manifestações pró-Palestina
Câmara dos EUA aprova lei que pode banir o TikTok no país
Internacional
Câmara dos EUA aprova lei que pode banir o TikTok no país
Aharon Haliva
Internacional
Após ataque do Hamas em 2023, chefe do serviço secreto israelense pede demissão
Faixa de Gaza
Internacional
Presidente da Turquia discute cessar-fogo com chefe do Hamas
Juan Pedro Aleart
Internacional
Jornalista revela em rede nacional ter sido abusado sexualmente pelo pai
Dia da Maconha
Internacional
EUA comemora o Dia da Maconha

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria