O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, capital da Índia, para uma visita a convite do primeiro-ministro do país, Narendra Modi. A primeira agenda de Lula será amanhã (19) com a cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo.
O evento começou na segunda-feira (16) e Lula deve discursar durante a plenária de alto nível, ao lado de outros chefes de Estado e grandes executivos do setor. O evento dará sequência ao chamado "processo de Bletchley", série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e colaboração global em IA.
Também serão debatidos assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização da tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema.
Na sexta-feira (20), o governo brasileiro está organizando o evento paralelo chamado IA para o bem de todos, que var tratar das perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial. O encontro vai contar com a presença de ministros de Estado – representando as pastas de Ciência, Tecnologia e Informação, Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações.
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia no atual mandato e uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano ao Brasil, em julho de 2025 durante a Cúpula do Brics.
“A agenda representa novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis”, destacou a Presidência, em comunicado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ator de "O Poderoso Chefão", Robert Duvall morre aos 95 anos

Robôs humanoides dominam espetáculo do Ano Novo Lunar na China

Obama chama de 'espetáculo de circo' vídeo racista divulgado por Trump

Wagner Moura entra em lista de 50 pessoas mais influentes dos EUA

Vídeo: Navios da Marinha dos EUA colidem durante operação no Caribe

Câmara argentina reduz idade penal de 16 para 14 anos

Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE

Ataque a tiros em escola deixa 10 mortos no Canadá; suspeita é encontrada sem vida

Estudante é baleado durante ataque a tiros em escola nos EUA


Lula deve discursar durante a plenária de alto nível (Foto: Reprodução)


