Menu
Menu
Busca sábado, 09 de maio de 2026
Internacional

Sobrinha descreve Trump como narcisista mentiroso e “sociopata”

A obra já está no topo da lista de best-sellers da Amazon, logo à frente do livro de Bolton, que descreve Trump como incompetente

09 julho 2020 - 12h30Priscilla Porangaba, com informações da Exame    atualizado em 09/07/2020 às 12h30

O presidente americano, Donald Trump, cresceu em uma família disfuncional com um pai “sociopata” intimidador, e isso fez dele um mentiroso narcisista, revelou sua sobrinha, Mary Trump, em trechos de seu novo livro publicado na terça-feira (7) por vários meios de comunicação do país. 

A publicação do livro “Too Much and Never Enough: How My Family Created the World’s Most Dangerous Man” (sem título em português) foi antecipada de 28 a 14 de julho.

A menos de quatro meses da eleição presidencial nos EUA, a obra já está no topo da lista de best-sellers da Amazon, logo à frente do livro do ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton, publicado em junho, que descreve o presidente Trump como corrupto e incompetente.

O irmão mais novo de Trump, Robert, tentou bloquear a publicação do livro de Mary na Justiça de Nova York, mas não obteve sucesso. No entanto, uma ordem de restrição recente contra a escritora ainda está pendente, impedindo-a de falar ou escrever sobre a família, e será avaliada no tribunal em 10 de julho.

O livro é o primeiro sobre o presidente dos EUA escrito por uma parente, a psicóloga Mary. Aos 55 anos, a filha de Fred Jr., o falecido irmão mais velho de Donald Trump, ela narra suas experiências dentro de uma “família tóxica”, a partir da casa dos avós.

A obra de 240 páginas “esclarece a história sombria da família para explicar como seu tio se tornou o homem que agora ameaça a saúde, a segurança econômica e o tecido social mundial”, explica a editora responsável pela publicação do livro, a Simon & Schuster.

Em 1981, Fred Jr. morreu de complicações do alcoolismo aos 42 anos. O pai do hoje presidente, Fred Sr., morreu em 1999.Segundo o Washington Post, no livro a autora combina “história familiar com análise psicológica do tio”.

Ela afirma que seu tio atende a todos os critérios clínicos para um diagnóstico narcisista, observa o New York Times. Mas seriam necessários testes que o presidente nunca aceitará fazer, acrescentou.

A autora explica como o pai “intimidador” e “sociopata” de Donald Trump o desprezava e zombava dele. E como o atual presidente, sete anos mais novo que Fred Jr., adquiriu “comportamentos distorcidos” e aprendeu “a mentir para ser valorizado”, como forma de se defender das humilhações do seu próprio pai.

Ele também afirma que o presidente americano pagou alguém para passar no vestibular, o SATs, segundo o Times, o que mais tarde permitiu que ele fosse aceito na prestigiada escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia.

“Donald, seguindo o exemplo do meu avô, junto com a cumplicidade, o silêncio e a falta de ação dos seus irmãos e irmãs, destruiu meu pai. Não posso deixá-lo destruir meu país”, escreveu Mary Trump, segundo a emissora CNN.

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, declarou nesta terça que esse é “um livro de falsidades”, embora tenha admitido que não o leu. “São acusações ridículas e absurdas que não têm nenhuma verdade”, ressaltou.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trump e Lula durante encontro na Casa Branca
Internacional
Trump diz que reunião com Lula foi "muito boa" e destaca discussão sobre comércio e tarifas
Lula e Trump vão se encontrar novamente
Internacional
Comércio e crime organizado serão temas da reunião entre Lula e Trump
Vídeo: Torcedores do Santos se envolvem em pancadaria em estádio na fronteira
Esportes
Vídeo: Torcedores do Santos se envolvem em pancadaria em estádio na fronteira
Foto: Polícia Nacional da Colômbia / AFP / HANDOUT
Internacional
VÍDEO: Monster truck atropela multidão na Colômbia e deixa 3 mortos e 38 feridos
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa com presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante conferência no Rio de Janeiro
Internacional
Alimentos importados começam a ter redução de tarifas com acordo Mercosul-UE
Foto: EFE/ Guillermo Garrido
Internacional
Chefs italianos fazem tiramisù de 400 metros para entrar no Guinness Book
Encontro aconteceu ontem a noite
Internacional
Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Internacional
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Tensão entre EUA e Irã trava navegação no Estreito de Ormuz
Internacional
Movimento de navios em Ormuz continua reduzido apesar de trégua
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Trump descarta ampliar cessar-fogo e pressiona por acordo com Irã

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do crime - Foto: Brenda Assis
Justiça
Por assassinato a tiros no bairro Moreninha, réu é condenado a 16 anos de prisão
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/5/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/5/2026
Pedro Lucio Jesus de Oliveira, o 'Peu', em julgamento - Foto: Vinícius Santos
Justiça
'Peu' pega 14 anos de prisão por assassinato com foice em Campo Grande