Menu
Menu
Busca terça, 21 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Justiça

Inquérito para apurar ofensas a ministros do STF é arquivado

A decisão é da procuradora-geral da República, Raquel Dodge

16 abril 2019 - 15h36Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil    atualizado em 16/04/2019 às 15h42

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, arquivou nesta terça-feira (16) o inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar notícias falsas (fake news) e ofensas que tenham a Corte como alvo. Em manifestação enviada ao Supremo, Dodge também informou que as provas produzidas na investigação própria da Corte não serão usadas pelo Ministério Público para acusar os envolvidos. 

Dodge arquivou a parte do inquérito que deveria caber legalmente à PGR. Apesar da decisão, o inquérito continuará em tramitação no Supremo. 

Em manifestação enviada à Corte, Dodge se posicionou contra o andamento da investigação, por entender que foi desrespeitado "o devido processo legal e ao sistema penal acusatório estabelecido na Constituição de 1988". Com base nesse entendimento, o MP é o responsável pela condução da investigação criminal. 

"O ordenamento jurídico vigente não prevê a hipótese de o mesmo juiz que entende que um fato é criminoso determinar a instauração e designar o responsável por essa investigação", diz Dodge. 

A decisão da procuradora foi anunciada após Alexandre de Moraes, designado como relator do caso, autorizar a Polícia Federal a realizar buscas e apreensões contra quatro pessoas, entre elas, o candidato ao governo do Distrito Federal nas últimas eleições, o general de Exército Paulo Chagas (PRP).

Na segunda-feira (15), em outra decisão, Moraes determinou a retirada de uma matéria jornalística relacionada ao presidente da Corte, Dias Toffoli. 

Ao anunciar a abertura do inquérito, no dia 14 de março, Toffoli referiu-se à veiculação de “notícias falsas (fake news)” que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e parentes. Segundo ele, a decisão pela abertura está amparada no regimento interno da Corte.

Até a publicação desta reportagem, o STF não havia se manifestado sobre a decisão de Dodge de arquivar o inquérito.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fachada da prefeitura de Campo Grande
Justiça
Justiça mantém sentença e obriga prefeitura a regulamentar auxílio-alimentação em 90 dias
As forças policiais foram acionadas e atenderam a ocorrência -
Justiça
Justiça mantém preso 'China', acusado de matar jovem com 13 tiros em Campo Grande
Teste de gravidez positivo - Foto: Freepik
Justiça
STJ: realização de exame de gravidez em menor sem responsável não gera indenização
Militar - Foto: Ilustrativa
Justiça
STJ decide que militar acusado de feminicídio deve ser julgado pelo Tribunal do Júri
Alcides Jesus Peralta Bernal - Foto: Giuliano Lopes
Justiça
"Extremamente violentos", diz juiz ao negar soltura de Bernal por assassinato a tiros na Capital
Foto: TJMS
Justiça
Feriado reduz agenda e Justiça Itinerante atende quatro bairros nesta semana
Foto: TJMS
Justiça
Registre-se! fecha edição com mais de 5 mil atendimentos na capital
Charles Cano da Mota - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Juiz autoriza visita a subtenente que atirou na companheira e tentou suicídio em Campo Grande
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social em Brasília
Justiça
Primeira delação em esquema de fraudes no INSS é enviada à PGR
Promotora de Justiça e juiz durante o julgamento - Foto: JD1
Justiça
Acusado de matar 'Dan Dan' a tiros no Jardim Noroeste é absolvido pela Justiça

Mais Lidas

Rapaz foi morto na MS-165, em Aral Moreira
Polícia
Motociclista é executado e enfermeira do SAMU descobre que era o filho em MS
Campo-grandense está desaparecida desde o dia 15 de abril
Polícia
Desaparecida, campo-grandense é acusada de desviar R$ 40 mil de escola em SC
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande
Polícia
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande
Jovem de 24 anos desapareceu em São José na quarta-feira, 15 de abril.
Polícia
Campo-grandense desaparece após sair do trabalho e entrar em carro de aplicativo em SC