Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

Investigação revela percepções de servidores sobre venda de sentenças no TJMS

Conversas obtidas pela PF demonstram desconfiança e questionamentos sobre como o CNJ não descobria supostas irregularidades

25 outubro 2024 - 11h27Vinícius Santos     atualizado em 25/10/2024 às 11h27

Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tinham a percepção de um possível esquema de venda de sentenças. Dados da Polícia Federal, encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), revelam que essa percepção existe entre alguns servidores do tribunal. Eles afirmam que essa situação seria de conhecimento interno, e que o CNJ e a Polícia Federal não teriam condições de desmantelá-la, pois a informação talvez não chegasse até eles.

Elementos que Corroboram a Percepção

Conversas entre Natacha Neves, servidora do TJMS, e uma juíza, ocorridas em 20 de fevereiro de 2024, expõem a crença de que o esquema é protegido por influências. Natacha menciona que "vocês devem saber mais porque eu acho que tem juízes que participam das coisas no CNJ", sugerindo que a informação é mantida em segredo. Ela também cita o desembargador Sideni, [que está sendo investigado e foi afastado], como parte desse esquema, questionando como o CNJ e a Polícia Federal ainda não conseguiram desvendar a situação. A juíza, embora não investigada, corrobora essa desconfiança.

"Todo mundo fala: 'não sei como que o CNJ não pega, a Polícia Federal não pega.'", revela investigação da PF. 

Embora as percepções de Natacha e a juíza forneçam indícios sobre a situação, é importante ressaltar que elas não constituem provas conclusivas sobre a ineficácia das investigações ou a existência de conivências de órgãos corregedores.

A Polícia Federal e a Receita Federal têm contado com informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) devido a movimentações financeiras suspeitas.

(*) As informações desta reportagem são baseadas em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou a operação e determinou o afastamento das autoridades implicadas.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Deputado federal Chiquinho Brazão, preso desde março sob a suspeita de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco
Justiça
Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
STF Fachada e Estátua da Justiça -
Justiça
Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país
Polícia Militar pode ser acionada -
Justiça
Homem processa vizinho barulhento e juiz impõe multa de R$ 30 mil em Campo Grande

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã