Menu
Menu
Busca sábado, 11 de abril de 2026
Justiça

Juiz nega liminar que poderia paralisar a construção civil em Campo Grande

Associação contesta os procedimentos legais na concessão e validade das Guias de Diretrizes Urbanísticas (GDUs) emitidas pela PLANURB

07 fevereiro 2025 - 09h11Vinícius Santos

O juiz Ariovaldo Nantes Corrêa indeferiu o pedido de liminar da Associação Auditar Brasil em uma Ação Civil Pública que tinha o potencial de paralisar a construção civil em Campo Grande. A Associação Auditar Brasil, ligada ao ex-vereador e engenheiro Marcelo Bluma, questiona a validade das Guias de Diretrizes Urbanísticas (GDUs) emitidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB). A ação alega que não houve a devida publicidade dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e a falta de realização de audiências públicas para as empreendimentos que receberam as GDUs.

O processo envolve mais de 100 GDUs expedidas em diversos processos administrativos. A Associação Auditar Brasil alegou que, embora exista uma seção no site da PLANURB com a relação dos estudos, nem todos os documentos estão disponíveis para consulta pública, o que prejudica o acesso e a transparência das informações.

A principal solicitação da associação era a suspensão da validade das GDUs emitidas sem as audiências públicas e sem a devida disponibilização dos EIVs, enquanto o processo judicial estivesse em andamento. Entre as construtoras envolvidas no processo estão Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários Ltda., Northern Capital Ltda., MRV Engenharia e Participações S/A, Plaenge Empreendimentos Ltda., entre outras.

O juiz, ao indeferir a liminar, argumentou que a concessão da tutela de urgência poderia causar danos irreparáveis ao setor da construção civil. Ele destacou que suspender a validade das GDUs poderia comprometer o desenvolvimento de obras e empreendimentos que já estavam em fase de conclusão, o que geraria prejuízos a fornecedores, empregados do setor, consumidores e ao mercado de trabalho em geral. 

O magistrado ponderou que seria mais danoso à sociedade suportar o desemprego, a instabilidade no mercado imobiliário e os prejuízos ao direito de moradia e à propriedade privada, caso a liminar fosse concedida.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) opinou pela concessão parcial da tutela de urgência, sugerindo que fosse realizada audiência pública para os empreendimentos que já haviam recebido GDUs, mas sem suspender a validade dessas guias. Para os novos empreendimentos que necessitassem apresentar EIVs, o MPMS propôs que fosse realizada a audiência pública prévia.

A decisão do juiz não encerra o caso. Ele determinou que a Associação Auditar Brasil retificasse a petição inicial para incluir no polo passivo todos os requerentes ou beneficiários das GDUs impugnadas, com prazo de 15 dias. Caso a associação não cumpra o prazo, o processo poderá ser extinto sem resolução do mérito.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

José Ricardo foi morto pelo enteado após uma discussão
Justiça
Justiça condena homem a 14 anos de prisão por matar padrasto a tiros em Campo Grande
Câmeras registraram a ocorrência -
Justiça
Juiz nega soltar sargento da PMMS envolvido em ocorrência com morte na Capital
Carteira de trabalho digital e física
Justiça
Justiça de MS condena empresa a indenizar trabalhadora por assédio moral
Foto:
Educação
Justiça obriga prefeitura de Camapuã a oferecer transporte escolar a criança da zona rural
Santa Casa de Campo Grande
Saúde
MPMS defende bloqueio de R$ 12 milhões para assegurar atendimento digno na Santa Casa
Pátio Central Shopping
Justiça
Universidade leva atendimento jurídico gratuito ao Pátio Central nesta quinta-feira
Viatura da DEAM -
Polícia
Homem atacou companheira grávida com socos e chutes é preso em Campo Grande
Viatura Garras - Foto: PCMS
Polícia
Suspeito é preso com arma de fogo e drogas durante ação do GARRAS na região da Homex
E-título pode ser utilizado no dia da votação
Política
Eleitores têm até 6 de maio para tirar ou regularizar o título para as Eleições 2026
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul - Foto: Vinícius Santos
Saúde
TJMS promove mutirão de conciliação com 222 processos na Semana Nacional da Saúde

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/4/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/4/2026
Após sexo oral, mulher pega faca e corta pênis de ex em Ponta Porã
Polícia
Após sexo oral, mulher pega faca e corta pênis de ex em Ponta Porã
Raio-x mostra com plug anal no intestino  Foto: Reprodução
Saúde
Médico faz alerta após paciente precisar de anestesia geral para retirada de plug anal