Lin Xianbin, de 52 anos, integrante do infame Grupo Bitong da Máfia Chinesa, foi preso nesta terça-feira (28) na região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, após mais de um ano foragido.
O homem, que estava escondido desde 2023, foi capturado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o auxílio das câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa, implementado pela Prefeitura de São Paulo.
Natural da província de Fujian, na China, Lin Xianbin foi condenado a 18 anos de prisão por sequestro e associação criminosa.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, ele estava cumprindo pena na Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, quando obteve uma saída temporária durante as festas de Natal, ocasião em que fugiu.
Lin fazia parte de um grupo criminoso conhecido pela extrema violência e por extorquir comerciantes chineses, especialmente os que atuam na venda de capinhas de celular na região central da capital paulista.
Durante os sequestros, a quadrilha extorquia as vítimas, exigindo grandes somas de dinheiro e ameaçando denunciar irregularidades nos estabelecimentos, além de sequestrar parentes das vítimas caso não houvesse colaboração.
A organização criminosa, que operava a partir de um apartamento na Rua Senador Queiroz, é suspeita de ser responsável por pelo menos três homicídios de comerciantes que se recusaram a pagar as extorsões.
Um dos episódios mais chocantes envolveu o irmão de um comerciante, sequestrado logo após desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com exigência de R$ 300 mil para sua liberação.
O Grupo Bitong foi desmantelado em 2017, durante uma operação da Polícia Civil que resultou na prisão de 20 integrantes da quadrilha, incluindo sete detidos em uma casa no Guarujá. Mesmo após a prisão de vários membros, Lin Xianbin permaneceu foragido até ser capturado esta semana.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Condenado a mais de 14 anos de prisão por estupro, homem é preso em Naviraí

Após brigar com a esposa, homem é agredido com chicotadas e pauladas em Amambai

Mecânico bebeu e usou cocaína antes de causar acidente e matar família em Sidrolândia

Homem invade a casa da ex, faz ameaças de morte e acaba preso em Aparecida do Taboado

Homem que esfaqueou esposa no Tiradentes é procurado pela DEAM

Mulher é presa com mais de R$ 110 mil em produtos contrabandeados do Paraguai

JD1TV: Incêndio destrói casa no Jardim Imá, em Campo Grande

Mulher tenta furtar leite em pó para os filhos e acaba presa em Dourados

JD1TV: É cada uma! Motorista é flagrado assistindo pornografia no trânsito de Campo Grande
