A Polícia Militar Ambiental (PMA), que investiga o ataque de onça-pintada que vitimou Jorge Ávalo, de 60 anos, o "Jorginho", na última segunda-feira (21), em Mato Grosso do Sul, acredita que o animal esteja com a saúde debilitada.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), na sede do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Arthur Hoffig, disse que a suspeita foi levantada após relatos de moradores sobre o comportamento da onça, que será avaliada caso o felino seja encontrado.
Segundo Hoffig, existe a hipótese de que o animal esteja “velho ou doente”, o que pode ter contribuído para a aproximação incomum com seres humanos. “Uma onça-pintada em boas condições geralmente evita o contato. Esse comportamento pode ser reflexo de algum comprometimento físico ou mental”, afirmou.
Equipes especializadas do Instituto Homem Pantaneiro, Imasul, PMA (Polícia Militar Ambiental) e Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) estão na região do Touro Morto, realizando buscas. Armadilhas e câmeras de monitoramento foram instaladas para tentar capturar o animal com segurança.
Caso a onça seja localizada, o protocolo prevê uma avaliação veterinária completa. “Se for confirmada a suspeita de que está doente, ferida ou incapaz de viver em ambiente natural, ela poderá ser levada ao Cras, onde passará por tratamento e reabilitação”, explicou Hoffig.
A prioridade, segundo as autoridades ambientais, é garantir a segurança da população local e preservar o equilíbrio do ecossistema.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital particular de Campo Grande

Homem quebra janela do CETREMI com pedrada durante briga e acaba preso em Campo Grande

Em ação no Beco Imperial, PM prende "Torto" por tráfico em Campo Grande

Laudo aponta morte por asfixia e confirma abuso sexual em bebê de Camapuã

Com alvo em MS, PF apreende Porsches e mira fraudes em licitações do DNIT

Mulher é identificada por aplicar golpes de mais de R$ 30 mil em idosos de Vicentina

Homem é agredido e roubado em ponto de ônibus no Centro de Campo Grande

Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento

Borracheiro quase é morto a facadas após briga por mulher em Dourados
