A Polícia Militar Ambiental (PMA), que investiga o ataque de onça-pintada que vitimou Jorge Ávalo, de 60 anos, o "Jorginho", na última segunda-feira (21), em Mato Grosso do Sul, acredita que o animal esteja com a saúde debilitada.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), na sede do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Arthur Hoffig, disse que a suspeita foi levantada após relatos de moradores sobre o comportamento da onça, que será avaliada caso o felino seja encontrado.
Segundo Hoffig, existe a hipótese de que o animal esteja “velho ou doente”, o que pode ter contribuído para a aproximação incomum com seres humanos. “Uma onça-pintada em boas condições geralmente evita o contato. Esse comportamento pode ser reflexo de algum comprometimento físico ou mental”, afirmou.
Equipes especializadas do Instituto Homem Pantaneiro, Imasul, PMA (Polícia Militar Ambiental) e Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) estão na região do Touro Morto, realizando buscas. Armadilhas e câmeras de monitoramento foram instaladas para tentar capturar o animal com segurança.
Caso a onça seja localizada, o protocolo prevê uma avaliação veterinária completa. “Se for confirmada a suspeita de que está doente, ferida ou incapaz de viver em ambiente natural, ela poderá ser levada ao Cras, onde passará por tratamento e reabilitação”, explicou Hoffig.
A prioridade, segundo as autoridades ambientais, é garantir a segurança da população local e preservar o equilíbrio do ecossistema.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após discussão por ciúme, homem registra ocorrência por agressão e ameaça

Motociclista se masturba na rua e xinga mulheres e crianças em Ivinhema

Mulheres são presas por exploração sexual de adolescentes em Nova Alvorada do Sul

Casal destrói quarto durante briga e ainda quebra portão de motel em Campo Grande

Rapaz foi morto em conveniência após 'desavenças e ameaças' com atiradores em Três Lagoas

Homem é preso após atropelar pedestre e fugir em Campo Grande

Vai um cheirinho? Dupla furta mais de R$ 2,6 mil em desodorante e acaba presa no Estrela do Sul

Estudante segue em estado gravíssimo após sobreviver a acidente na Av. Gunter Hans

Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande







