A Operação Código 451, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (11), cumpriu 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em outros 11 estados contra uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior.
Os suspeitos usavam os diplomas falsos para conseguir registros em conselhos profissionais e exercer as profissões ilegalmente em áreas como Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física, entre outros.
As investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. A partir da análise do documento, foi descoberto um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.
O material era oferecido à venda por meio de redes sociais e plataformas de mensagens. A PF já identificou ao menos 33 diplomas fraudulentos adquiridos por meio do esquema. Pelo menos oito dos beneficiários já estariam com registros ativos em conselhos de classe, exercendo funções diretamente ligadas às áreas falsamente declaradas.
A investigação apura a atuação de um grupo estruturado, com divisão de tarefas, envolvendo a produção, venda e uso de diplomas falsificados, havendo ainda indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação, entre outros delitos eventualmente apurados ao longo das investigações
Os conselhos profissionais competentes ser]ao notificados para que sejam adotadas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

AGORA: Mulher morre atropelada na Avenida Afonso Pena

Mulher é estuprada por eletricista após ficar sem luz em casa: 'medo de engravidar'

Homem 'cai' em bueiro e tem hemorragia ao cortar a perna em Corumbá

Homem que matou comerciante com tiro na cabeça no Piaui é preso 13 anos depois em MS

Personal trainer é espancado ao defender mulheres que estavam sendo importunadas sexualmente

Idosa morre ao cair e bater a cabeça em Campo Grande

Atirador que matou homem à luz do dia no Los Angeles é preso em casa do Noroeste

Idoso é socorrido após ser atropelado por moto em Corumbá

JD1TV: Mesmo sem uma perna, homem invade e rouba escola em Mundo Novo
