A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (25), a Operação Incêndios, com objetivo de adotar ações estratégicas de enfrentamento aos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
O plano tem início imediato também no Pantanal de Mato Grosso. Essa ação se expande para a Amazônia, mas também deve alcançar os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
"A operação marca o início de uma nova fase de atuação integrada, com medidas preventivas e repressivas, diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo dos crimes ambientais nos últimos anos", destaca trecho da nota da Polícia Federal.
O plano tático prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, a mobilização de equipes especializadas e dedicadas, o uso intensivo de tecnologia e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e forças de segurança estaduais.
O objetivo é ampliar significativamente a capacidade de resposta da PF, que instaurou, em 2024, 138 inquéritos policiais relacionados a queimadas — um salto expressivo em comparação aos 46 registros de 2023. Em 2025, já foram instaurados 42 inquéritos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Jovem é espancada pelo marido durante briga em Dourados

Irmãos trocam facadas e pauladas durante briga no Nova Lima

Homem é preso ao invadir UPA e exigir atendimento em Dourados

Armado com faca, homem tenta estuprar adolescente de 17 anos em Nova Alvorada do Sul

Mulher é assassinada pelo marido em Ribas do Rio Pardo

Sem cinto, motorista morre ao bater carro em árvore na Capital

Domingo será de sol e previsão de tempestade em MS

Após discussão por ciúme, homem registra ocorrência por agressão e ameaça

Motociclista se masturba na rua e xinga mulheres e crianças em Ivinhema


Operação visa proteger o bioma (Reprodução/Corpo de Bombeiros)



