A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) celebrou nesta sexta-feira (5) seus 190 anos de história, em uma solenidade que reuniu autoridades civis e militares e destacou a trajetória da corporação em disciplina, modernização e compromisso com a segurança da população.
O governador Eduardo Riedel (PP) destacou o papel estratégico da PMMS para o desenvolvimento do Estado e a atração de investimentos.
“Do ano passado para cá, incorporamos 914 novos integrantes, fruto de um esforço enorme do Executivo para manter a corporação atualizada e preparada. Investimos no que há de melhor em tecnologia, inteligência e integração, não só com outros estados, mas também com outros países. É isso que nos permite afirmar com orgulho que temos um Estado em ordem e seguro”, afirmou.
O efetivo da PMMS foi ampliado recentemente com a formatura de 427 novos soldados, uma das maiores turmas da história do Estado.
Entre 2023 e 2025, mais de R$ 91 milhões foram investidos na modernização e estruturação da corporação, contemplando armamentos, viaturas, bens móveis e obras de infraestrutura, incluindo o Batalhão da Polícia Militar de Chapadão do Sul e as bases da Polícia Militar Rodoviária Estadual em Ipezal (Angélica) e Maracaju.
Em abril de 2025, a PMMS recebeu 42 motocicletas e 89 fuzis destinados a unidades de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, em um investimento de R$ 4,4 milhões para reforçar o policiamento ostensivo.
Medalhas e homenagens
Durante a solenidade, foram entregues Medalhas do Mérito e Insígnia do Mérito Policial-Militar a 227 personalidades civis e militares, reconhecendo contribuições relevantes para a corporação e para a segurança pública. O evento contou ainda com guarda de honra e desfile da tropa.
Atualmente, a PMMS conta com 5.929 militares da ativa e 5.061 da reserva, atuando em policiamento ostensivo e preventivo, além de operações contra crimes transfronteiriços, com expertise em áreas urbanas, rurais e pantaneiras.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android
Deixe seu Comentário
Leia Também

Idoso esfaqueia colega de trabalho após desentendimento em bar de Sidrolândia

AGORA: Um dia após ato contra feminicídio, mulher é morta pelo ex-companheiro em Campo Grande

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Homem comete racismo contra mulher, avança contra PM e é baleado em Três Lagoas

Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim

Mulher é esfaqueada e perde dois dentes ao salvar inquilina de feminicídio na Capital

VÍDEO: Bombeiros salvam vida de criança que se engasgou com bala em Corumbá

Disparos assustam moradores e PM encontra cápsulas no bairro Cruzeiro

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados







