O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) confirmou a condenação do cabo Giulliano Yamashita Ribeiro Souto, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), por crime de deserção. A pena aplicada é de 6 meses de detenção.
Segundo o processo, o militar não retornou ao serviço após o fim de uma licença para tratar de assuntos particulares, que terminou em 8 de abril de 2024. Conforme apuração, há indícios de que o cabo estaria residindo nos Estados Unidos. Nem a Polícia Militar nem a Justiça conseguiram localizá-lo.
O Ministério Público Estadual (MPMS) chegou a solicitar a prisão preventiva do acusado, mas o pedido foi negado pela Justiça Militar. Na decisão, o juiz entendeu que não havia risco suficiente para justificar a medida.
O cabo recorreu da condenação de primeira instância, alegando que não tinha conhecimento da obrigação de retorno ao serviço, e questionando a citação processual. O argumento, porém, foi rejeitado pelo TJMS.
Conforme a decisão do tribunal, ficou comprovado nos autos que o militar foi devidamente notificado, tanto sobre o fim da licença quanto sobre a necessidade de se reapresentar.
Segundo o acórdão, ele foi intimado várias vezes por meio do Diário Oficial do Estado e tinha conhecimento do resultado de um Mandado de Segurança impetrado por ele mesmo.
O TJMS concluiu que houve dolo na conduta do cabo Yamashita, já que ele não se apresentou à autoridade competente no prazo de oito dias após a revogação da licença.
Com isso, a condenação do policial por deserção foi mantida.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mulher é esfaqueada e perde dois dentes ao salvar inquilina de feminicídio na Capital

VÍDEO: Bombeiros salvam vida de criança que se engasgou com bala em Corumbá

Disparos assustam moradores e PM encontra cápsulas no bairro Cruzeiro

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu


Viatura Polícia Militar (PMMS)



