Em ação popular foi pedida a extinção do mandato do prefeito de Campo Grande. “O caso é simples, a Constituição Federal diz que o cidadão só pode ser candidato a senador se ele renunciar ao mandato de prefeito seis meses antes. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou que não havia necessidade dos seis meses antes porque o Bernal tinha exercido o cargo de prefeito transitoriamente. Mas não quer dizer que ele manteve o mandato de prefeito. Para obter o registro para concorrer ao Senado, ele perdeu o mandato de prefeito também”, explicou o advogado Evandro Bandeira sobre a situação do Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).
Para o advogado é difícil entender como a irregularidade passou despercebida por tanto tempo. Por isso, é um dos que assinam a ação protocolada em 12 de julho no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) pedindo a extinção do mandato de Bernal. “Então, esta discussão no Tribunal contra a cassação dele não deveria existir porque ele abdicou ao mandato com a candidatura a senador. Não tem mais como reintegrá-lo ele perdeu o mandato e é o que a justiça eleitoral deve decidir”, afirmou Evandro.
Por este ângulo jurídico é possível dizer que Bernal está exercendo um papel irregular de fato, ou seja, ele está praticando atos de improbidade. “A hora que prevalecer a tese ele vai ter que reconstituir tudo que fez enquanto prefeito, pois os atos que ele praticou são nulos, inclusive o retorno à Prefeitura”, disse Evandro e continuou avaliando que o prefeito de Campo Grande está "dando uma de morto" esperando que ninguém ache ruim nem o questione.
Esta não é a primeira ação contra Bernal citando que ele concorreu a um cargo do Senado Federal em 2014. A ação também envolve os advogados Luciano Silva Martins e Ana Cristina pedindo exatamente toda a tese citada por Evandro Bandeira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira

Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS

Alems aprova orçamento de R$ 27 bilhões para 2026

CPI do Transporte Coletivo encerra oitivas e avança para fase final de relatório

Vereadores avaliam antecipar votação e reconduzir Mesa Diretora na Câmara

LDO de R$ 27 bi para 2026 passa por segunda votação na Assembleia

Motoristas poderão receber notificação digital sobre vencimento da CNH em MS

Câmara aprova projeto para custear traslado de brasileiros mortos no exterior

Fábio Trad e Simone estão nos planos do PT em MS
