O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento dos oito réus do chamado “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.
O grupo é formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto.
Eles respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e violação de patrimônio tombado.
O julgamento terá início com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que apresentará um resumo da ação penal. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para sustentar a acusação.
O STF recebeu 3.357 inscrições de cidadãos para acompanhar presencialmente as sessões. Foram disponibilizados 150 lugares na sala de sessões da Segunda Turma, localizada no mesmo prédio onde será realizado o julgamento.
Os inscritos serão distribuídos ao longo das oito sessões, nos turnos da manhã e da tarde, e informados por e-mail sobre a autorização de entrada. Os primeiros 1.200 inscritos terão acesso presencial. Os demais poderão assistir às sessões pelos canais de transmissão do tribunal: TV Justiça, aplicativo TV Justiça +, canal do STF no YouTube e Rádio Justiça.
Acompanhe ao vivo: (link)
A cobertura também será feita por 501 profissionais de imprensa do Brasil e do exterior, credenciados para acompanhar os cinco dias de julgamento. As sessões estão previstas para os dias:
-
2/9 – 9h às 19h
-
3/9 – 9h às 12h
-
9/9 – 9h às 19h
-
10/9 – 9h às 12h
-
12/9 – 9h às 19h
Até o momento, não há informações sobre a presença dos réus durante o julgamento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Bolsonaro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)



