Aos 78 anos, o líder do partido de centro-direita Forza Italia foi considerado culpado por sonegação de impostos em seu conglomerado de comunicação, o Mediaset. A pena de quatro anos de reclusão foi reduzida para apenas um. Pela idade avançada de Berlusconi — que também é dono de emissoras de TV e presidente do clube de futebol Milan — e pela natureza não-violenta de seu crime, a possibilidade real de encarceramento sempre foi baixa.
Caso o pedido judicial seja aceito na íntegra, o ex-premiê terá que trabalhar apenas um dia por semana no asilo, localizado na cidade de Arcore, ao norte de Milão, segundo noticiou o jornal italiano Avvenire. Se apresentar comportamento exemplar no cumprimento da pena, sua sentença poderá ser reduzida para nove meses.
No fim de novembro de 2013, o Senado italiano aprovou a cassação do ex-primeiro-ministro do Parlamento italiano em razão de uma condenação por fraude fiscal. Na ocasião, o plenário alto rejeitou nove propostas apresentadas por senadores fiéis ao líder da direita para não aplicar contra ele a chamada "Lei Severino", que estabelece a expulsão do Parlamento dos condenados a penas superiores a dois anos de prisão. Berlusconi nega todas as acusações.
A Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou um recurso que poderia permitir a candidatura do ex-premiê às eleições para o Parlamento Europeu. O objetivo do pedido apresentado por sua advogada era derrubar os efeitos da "Lei Severino".Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Política
Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Política
Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

Justiça
TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

Política
MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

Política

No fim de novembro de 2013, o Senado italiano aprovou a cassação de Berlusconi após condenação por fraude fiscal. (Foto: Efe) 



