Após a economia de Mato Grosso do Sul crescer 6,6% em 2023, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, pontuou que o Estado tem se tornado uma referência para o país, uma vez que teve o terceiro melhor desempenho entre os 27 estados brasileiros, índice bem acima da média nacional (2,9 %) e do desenvolvimento chinês (5,2%).
Em sua avaliação, Gerson destacou ainda a gestão governador Eduardo Riedel, como sendo um dos pontos principais para este crescimento. “A população está colhendo os resultados . Mato Grosso do Sul tem as contas equilibradas, capacidade de investimento e a própria dinâmica do desenvolvimento, garantiu crescimento da receita que permitiu ao Estado manter a menor alíquota modal de ICMS do País (17%)", comenta Gerson.
Conforme os indicadores de crescimento da economia brasileira foram extraídos do Relatório Regional do Banco do Brasil de 2024, MS fica atrás apenas do Mato Grosso com 10,3% de crescimento e do Tocantins com 10,1%. Em quarto lugar veio o estado de Alagoas com 6,5% e Paraná com 5,9%.
Outro fator, segundo o deputado, que ajudou neste crescimento, foi o PIB (Produto Interno Bruto) do estado, que ficou em 32% em 2023; o maior investimento público, R$ 1.177, por habitante; o 3º maior crescimento da indústria de transformação; a 3ª menor taxa de pobreza extrema, além da 4º menor taxa de desocupação e 4º maior taxa de ocupação do país; a 5ª maior renda média no Brasil, no valor de R$ 3.234, per capita.
Vaja o mapa do crescimento dos estados no Brasil:

Deixe seu Comentário
Leia Também

Jovem surta e ameaça se jogar de prédio em condomínio de Campo Grande

Portugal vai às urnas no segundo turno para escolher novo presidente

Caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa, determina STF

Eleitores têm 90 dias para regularização do título eleitoral

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Encontro estadual da UCV deve reunir vereadores em Campo Grande

Gerson cria condições para disputar cadeira no Senado

Lula volta a defender mandato para ministros do STF

Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital

Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (Foto: Divulgação)



