O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito, neste sábado (1º), presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos. Ele recebeu 73 dos 81 votos possíveis, consolidando-se como o favorito na disputa.
A sessão preparatória começou pouco depois das 10h (horário de Brasília) e contou com a retirada das candidaturas dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Com isso, a eleição foi disputada entre Alcolumbre, Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que acabaram derrotados.
Durante seu discurso, Alcolumbre ressaltou a importância do diálogo e da unidade no Senado. “Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, afirmou.
Ele também se posicionou como um defensor da harmonia entre os poderes: “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”.
Os senadores derrotados criticaram a atual condução do Senado. Marcos Pontes afirmou que o Brasil “clama por mudanças” e cobrou uma postura mais ativa da Casa. “Estamos diante de um momento crucial. Precisamos escolher entre a estagnação e a mudança, entre o conforto e a luta”, disse.
Já Eduardo Girão fez duras críticas ao que chamou de omissão do Senado. “Nosso grande problema foi não ter enfrentado o reequilíbrio entre os poderes. A censura voltou ao Brasil depois da redemocratização, e o Senado ficou assistindo”, declarou.
O presidente do Senado também é o chefe do Congresso Nacional e tem atribuições fundamentais, como pautar votações, empossar o presidente da República e analisar pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A eleição ocorreu por meio de votação secreta, realizada com cédulas de papel, exigindo maioria absoluta dos votos (mínimo de 41). Com a vitória expressiva, Alcolumbre retorna ao comando da Casa, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Davi Alcolumbre recebeu 73 votos (Edilson Rodrigues)




