O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou estar atuando diretamente para impedir que a comitiva de senadores brasileiros em visita aos Estados Unidos consiga se reunir com representantes da Casa Branca.
O grupo viajou a Washington com o objetivo de distensionar a relação comercial entre os dois países e negociar o fim das tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump a produtos brasileiros.
Em entrevista concedida na segunda-feira (28), Eduardo Bolsonaro declarou que trabalha para bloquear os encontros e condicionou o fim das barreiras econômicas a uma anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
“Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo. O problema é uma crise institucional, é um problema dentro do Judiciário, é um problema político e não meramente econômico. Se o Brasil der um primeiro passo para mostrar que está disposto a resolver essa situação, o Trump abre uma mesa de negociação”, afirmou o deputado, que está morando nos Estados Unidos desde que se licenciou do cargo.
A comitiva de oito senadores, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, iniciou sua agenda em Washington com uma reunião com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti.
No entanto, segundo fontes diplomáticas, o acesso da embaixadora a representantes da Casa Branca também foi barrado por interferência de Eduardo Bolsonaro.
Os parlamentares se reuniram ainda com lideranças empresariais na sede da Câmara Americana de Comércio e têm ao menos seis encontros agendados com congressistas estadunidenses nesta terça-feira (29).
Enquanto isso, no Brasil, o governo federal articula um plano de contingenciamento para proteger setores produtivos afetados pelas tarifas.
A medida, que conta com o envolvimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, busca preservar empregos e mitigar os efeitos econômicos negativos caso as restrições entrem em vigor.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Eduardo Bolsonaro (Reprodução/CNN)



