O governador, Reinaldo Azambuja, que participa do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), em São Paulo (SP), nesta terça-feira (27) apresentou todos os benefícios de se investir em solo sul-mato-grossense. O objetivo do governo de Mato Grosso do Sul, além de atrair mais investidores é de gerar mais empregos na região.
No evento, Reinaldo citou que hoje existe um horizonte propício, principalmente no cenário das exportações de proteína, energia, produtos agropecuários e commodities no estado. Ele também defendeu que no período de maior recessão dos últimos anos, o agronegócio foi quem deu respostas rápidas e positivas para a economia nacional. O grande desafio agora, segundo o governador, é acabar com a guerra das informações que, desencontradas, tendem a atrapalhar o potencial produtivo do país.
“Esse é um dos grandes desafios, principalmente do setor produtivo, trabalhar as informações corretas para proteger esse enorme potencial que é a produção da avicultura e suinocultura, que prospecta para o futuro”, disse o governador.
Azambuja lembrou também de outro grande gargalo enfrentado pelo setor produtivo, que é a ineficiência logística em todo o país. “Esse desafio que o produtor enfrenta da porteira pra dentro, a ineficiência e baixa logística para aumentar a nossa competitividade, talvez seja este mais um grande desafio que nós temos que enfrentar conjuntamente com o setor produtivo”, concluiu.
Neste percurso que segue a defesa do secretário Jaime Verruck (Semagro), com mercados como a China, a expansão do comércio indiano e também do mercado árabe – potenciais negócios para Mato Grosso do Sul – projeto como da Rota Bioceânica se torna ainda mais necessário. “O Salão Internacional de aves e suínos é um dos salões mais importantes das América do Sul, onde são apresentados tecnologias nestas áreas de produção”, disse, lembrando que Mato Grosso do Sul é o único estado presente fisicamente na feira.
Ministra Tereza Cristina
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, parabenizou o estado pela iniciativa e olhar arrojado. “Isso demonstra que Mato Grosso do Sul está atento à atividade que emprega e gera renda, que utiliza o milho que nós colhemos lá, enfim, olhando pra fora e não só para dentro. Está se capacitado mais e se mostrando mais”, classificou.
Rota Bioceânica
Um dos grandes desafios atualmente é o escoamento da produção sul-mato-grossense e brasileira em geral. Para isso, o projeto do Corredor Bioceânico se torna necessário dentro de uma política de expansão do agronegócio.
Na última semana, o Estado foi palco da VIII Reunião que discutiu o plano de logística de escoamento pelo pacífico. “E Mato Grosso do Sul neste contexto se apresenta estrategicamente localizado”, finalizou Verruck.
Mato Grosso do Sul é hoje o 5º no ranking nacional na produção de suínos. O Estado também abriga a indústria Aurora de Alimentos, em São Gabriel do Oeste, e Cooperativa Agroindustrial Alfa, em Sidrolândia.
Também estiveram presentes os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande; Minas Gerais, Romeu Zema; Paraná, Ratinho Júnior; Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e de São Paulo, João Doria.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Condenado por atacar ex-governador, Tiago Vargas vai usar tornozeleira e chora em vídeo

Wilton Acosta sofre derrota na Justiça e não consegue suspender a eleição do CONSEPAMS

Pastor Roger Reggiori é eleito e empossado novo presidente do CONSEPAMS

Encontro de vereadores reúne mais de 500 participantes e reforça integração entre poderes em MS

Em MS, Flávio Bolsonaro defende "fim do ciclo do PT"

Flávio Bolsonaro repete lema do pai na abertura da Expogrande com crítica ao governo atual

Câmara aprova PEC que garante piso de financiamento para o Sistema Único de Assistência Social

Cármen Lúcia antecipa saída do TSE e abre caminho para Nunes Marques presidir a Corte Eleitoral

Audiência pública sobre privatização da saúde da Capital acontece nesta sexta-feira

Reinaldo apresentou os benefícios em se investir no MS para atrair mais investidores e foi elogiado por Tereza Cristina (Assessoria)



