Quem não faltou à sessão foi Donadon. Condenado a 13 anos no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha, o parlamentar se defendeu no plenário. Disse que todos os pagamentos feitos por ele na diretoria financeira da Assembleia Legislativa de Rondônia foram atestados pelo controle interno da instituição e feitos de acordo com os parâmetros legais. Donadon afirmou ainda que assumiu a diretoria financeira com contratos já feitos. A Justiça o considerou culpado pelo desvio de R$ 8,4 milhões quando ocupava o cargo no Legislativo de Rondônia.
“Eu fui convidado a assumir o departamento financeiro com procedimentos feitos e empresas contratadas, as licitações já haviam sido feitas, já havia pagamentos feitos a essa empresa de publicidade e eu dei sequência aos pagamentos não só dessa empresa e de outras”, disse. “Nunca fiz nada de ilícito, nunca desviei um centavo da Assembleia”, afirmou. Após o resultado da votação, Donadon disse que a "justiça foi feita".
Na Câmara, Donadon também reivindicou melhorias na alimentação da prisão. Disse que a “xepa”, modo como os presidiários se referem às refeições, não é de boa qualidade. “A gente tem dificuldade na alimentação. Eu tenho síndrome do estômago irritável”, afirmou.
O parecer do processo de cassação de Donadon na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) colocado em votação nesta quarta-feira era do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ). Ele se manifestou antes dos parlamentares votarem secretamente. Usando cerca de 10 dos 25 minutos a que tinha direito, o parlamentar do Rio de Janeiro leu na tribuna trechos de seu parecer aprovado pela CCJ, que recomendou a perda do mandato. "A leitura do acórdão [decisão colegiada] do STF revela que a conduta pela qual o deputado Donadon foi condenado é gravíssima. Os fatos são verdadeiramente estarrecedores e não coadunam com o decoro parlamentar", disse.
Salário suspenso
Após a decisão do plenário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu afastar Donadon devido à impossibilidade de ele exercer suas atribuições de deputado federal. “Cabe nessa hora, no dever de presidente dessa Casa, com a experiência de parlamentar de 12 mandatos, assumir a responsabilidade de fazer esse comunicado à Casa e ao país”, afirmou Alves. “Entretanto, devido ao fato de o parlamentar cumprir pena de privação de liberdade, considero-o afastado do exercício de seu mandato devido à impossibilidade de exercer suas atribuições e convoco o suplente para exercer o mandato em caráter de substituição durante o tempo em que permanecer a privação de liberdade de Natan Donadon”, disse o presidente.
O suplente de Natan Donadon, Amir Lando (PMDB-RO), ocupará a vaga de Donadon enquanto ele estiver preso.
Henrique Alves afirmou que não colocará em votação mais nenhum processo por perda de mandato enquanto o voto continuar secreto.
A Secretaria-Geral da Mesa informou que, mesmo permanecendo deputado, Donadon continuará sem receber salário e a Câmara vai prosseguir com a ação para reaver o apartamento funcional ocupado indevidamente pela família do parlamentar. O deputado já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Câmara pague o seu salário.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Política

Natan Donadon comemora a decisão da Câmara dos Deputados que o livrou da cassação. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr) 




