O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, lançou a consulta pública para discutir mudanças que podem reduzir o custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa está disponível na plataforma Participa + Brasil e já contabiliza mais de 7 mil contribuições.
A proposta do Ministério visa reduzir barreiras para obtenção da primeira habilitação, principalmente para população de baixa renda, ampliando o acesso ao trabalho, à mobilidade e à inclusão social. O prazo para envio de sugestões vai até 2 de novembro.
Após o término da consulta, o texto será analisado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), responsável por regulamentar a nova norma. O governo estima que, com a flexibilização de etapas e a possibilidade de diferentes formatos de formação, o custo da primeira habilitação possa cair em até 80%.
Principais pontos da proposta
A minuta, chamada de “Democratiza o novo processo de formação do condutor”, prevê mudanças estruturais no processo de habilitação:
- - Provas obrigatórias: os exames teóricos e práticos continuam exigidos para a obtenção da CNH ou da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
- - Processo aberto indefinidamente: o processo de formação permanecerá aberto por tempo indeterminado, sendo encerrado apenas em casos específicos, como expedição da CNH/ACC, óbito ou inaptidão permanente, eliminando a necessidade de reiniciar o processo após 12 meses.
- - Tentativas ilimitadas nos exames: candidatos reprovados poderão refazer os exames teóricos e práticos quantas vezes forem necessárias, inclusive no mesmo dia, desde que haja capacidade de atendimento pelo órgão de trânsito.
- - Aproveitamento imediato no exame prático: o candidato poderá agendar o exame de direção veicular logo após aprovação nos exames teóricos, independentemente da realização prévia de aulas práticas.
- - Aulas práticas optativas: a realização das aulas de direção veicular será opcional para o candidato.
- - Livre escolha do curso teórico: o candidato poderá escolher onde realizar o curso teórico:
- - No órgão máximo executivo de trânsito da União (Senatran) na modalidade EaD assíncrono;
- - Em autoescolas, presenciais ou online (síncronas ou assíncronas);
- - Em outros órgãos ou entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
- - Sem limite mínimo de carga horária teórica: cada instituição poderá definir a carga horária dos cursos teóricos.
- - Ajuste livre das aulas práticas: a carga horária e atividades práticas de direção veicular serão ajustadas entre candidato e instrutor.
- - Combinação de opções: o candidato poderá optar por mais de uma modalidade de formação, concomitante ou sucessiva.
- - Troca de instrutor e veículo: o candidato poderá substituir o instrutor a qualquer momento e utilizar veículo próprio ou disponibilizado pelo instrutor para as aulas e exames.
Facilidade digital e portabilidade
A proposta também prevê o uso de sistemas digitais para simplificar o acompanhamento do processo:
- - Acompanhamento digital: o candidato poderá acompanhar todas as etapas do processo por meio dos canais disponibilizados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.
- - Prontuário digital: será criado um repositório centralizado e eletrônico que armazenará todo o histórico do condutor, garantindo integridade e segurança dos dados.
- - Transferência de processo entre estados: caso o candidato mude de residência, as etapas já concluídas serão aproveitadas no novo estado.
- - Validade da CNH como documento de identificação: mesmo que o documento perca validade para conduzir, continuará válido como documento oficial de identificação.
Clique aqui e participe da consulta.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Foto: Ilustrativa / (Lia de Paula/Agência Senado)




